sicnot

Perfil

Desporto

FIFA reduz suspensão de Jérôme Valcke e Chung Mong-joon

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) reduziu a suspensão do antigo secretário-geral Jérôme Valcke, de 12 para 10 anos, e a do vice-presidente Chung Mong-joon, de seis para cinco anos.

Mong-joon

Mong-joon

© Kim Hong-Ji / Reuters

Valcke, que foi o 'braço direito' do ex-presidente Joseph Blatter durante quase uma década, foi afastado em janeiro e banido, no seguimento de investigações que revelaram o seu envolvimento num esquema de venda ilegal de bilhetes para o Mundial2014.

Chung, antigo vice-presidente do organismo, foi considerado culpado de ter violado cinco artigos do código de ética no processo de atribuição das organizações dos Mundiais de 2018, à Rússia, e 2022, ao Qatar.

O Comité de Apelo confirmou que Valcke é culpado numa série de ações, mas entendeu que "os factos atenuantes não foram completamente tidos em conta" na decisão que levou à sua suspensão.

A procuradoria suíça abriu também uma investigação criminal em relação ao antigo secretário-geral, no âmbito de "vários atos de gestão criminal e danosa".

Quanto a Chung, bilionário da família Hyundai, chegou a ser candidato à presidência da FIFA, mas retirou-se da corrida, que viria a ser ganha pelo antigo secretário-geral da UEFA, o suíço Gianni Infantino.

O sul-coreano acusou a FIFA de "sabotagem", depois de ter sido suspenso em outubro do último ano, ainda antes do ato eleitoral.

O Comité de Apelo considerou que a prova contra Chung "não foi suficiente" para suportar uma suspensão de seis anos e a multa foi também reduzida de 100.000 (92.000 euros) para 50.000 francos suíços (46.000 euros).

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Castigos no Sporting são quatro infrações graves
    0:48

    Desporto

    Além da suspensão do presidente do Sporting por quase quatro meses, sabe-se agora que Bruno de Carvalho e Octávio Machado foram punidos por quatro infrações graves cada um. A informação foi avançada pela presidente da Comissão de Instrutores da Liga de Clubes, Cláudia Viana, em entrevista à SIC, Este é um excerto da entrevista que vai ser transmitida na SIC Notícias às 16:30.

    Exclusivo SIC

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42