sicnot

Perfil

Desporto

Ministro da Justiça nega probabilidade de terrorismo nos Jogos Olímpicos

O ministro da Justiça do Brasil, Alexandre de Moraes, afirmou hoje que não há probabilidade de ocorrência de um ato de terrorismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Não temos probabilidade de algum evento terrorista. A possibilidade existe no mundo todo, mas não há a probabilidade", disse.

Moraes participou numa entrevista coletiva que reuniu os organizadores dos Jogos, 30 dias antes da abertura da competição, marcada para o dia 05 de agosto.

O governo brasileiro anunciou também que o Ministério da Justiça assumiu hoje a segurança patrimonial das 'arenas olímpicas', com a Força Nacional de Segurança Pública.

Todo o efetivo da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal estará em seus postos até ao dia 24 de julho, segundo Moraes.

Sobre o atraso no pagamento do salário dos policiais do Rio de Janeiro, que na última segunda-feira fizeram um protesto no aeroporto Internacional Tom Jobim para cobrar o pagamento dos salários e melhores condições de trabalho, o ministro da Justiça afirmou que parte dos vencimentos dos policiais militares devem ser pagos ainda nesta semana.

"Os recursos já foram liberados e já foram transferidos", declarou.

Na semana passada, o governo federal liberou 2,9 mil milhões de reais (790 milhões de euros) em crédito suplementar ao Estado do Rio de Janeiro, que enfrenta uma crise financeira desde o ano passado e tem atrasado o pagamento de servidores públicos e aposentados.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.