sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da SAD da União de Leiria libertado mas proibido de sair do país

O presidente da SAD União de Leiria, Alexander Tolstikov, e o seu assessor Sergiu Renita foram libertados, mas ficaram sujeitos a apresentações periódicas às autoridades, por decisão judicial, disse hoje à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Alexander Tolstikov

Alexander Tolstikov

SIC

Segundo a mesma fonte, o empresário russo Alexander Tolstikov e o seu assessor Sergiu Renita ficaram ainda sujeitos a outras medidas de coação, designadamente proibição de se ausentarem para o estrangeiro e de contactarem outros arguidos no processo.

Outra fonte precisou à Lusa que os dois arguidos, em prisão preventiva desde 07 de maio deste ano, estão em liberdade desde sexta-feira passada, por decisão do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) Carlos Alexandre.

A decisão do juiz Carlos Alexandre surgiu depois de o Ministério Público ter proposto a atenuação das medidas de coação impostas a estes dois arguidos, os únicos em prisão preventiva no âmbito da Operação "Matrioskas".

A investigação teve início em 2015 e está relacionada com a presumível prática dos crimes de branqueamento, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa envolvendo cidadãos portugueses e estrangeiros, correlacionados com a atividade desportiva.

Lusa

  • Medidas de coação da Operação Matrioskas devem ser conhecidas amanhã
    0:40

    País

    Decorre hoje o segundo dia de inquérito no âmbito da Operação Matrioskas. Três elementos do União de Leiria são suspeitos de estarem envolvidos num alegado esquema de lavagem de dinheiro vindo de uma rede de máfia russa. Os interrogatórios começaram ontem no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, com Pedro Violante, o director financeiro do União de Leiria. A meio da tarde foi ouvido o moldado Sérgio Renita, assessor do presidente e principal acionista da SAD do Leiria, o russo Alexander Tolstikov, que só hoje é que começa a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre. O advogado de defesa, Joaquim Malafaia, diz que as medidas de coação dos arguidos só deverão ser conhecidas amanhã.

  • Medidas de coação para três detidos na operação Matrioskas conhecidas hoje
    0:28

    País

    O caso envolve suspeitas de lavagem de dinheiro de uma rede mafiosa russa na União de Leiria. Esta manhã à chegada ao Tribunal Central de Instrução Criminal, o advogado do presidente da SAD da União de Leiria e do assessor confirmou que as medidas de coação devem mesmo ser conhecidas hoje. Joaquim Malafaia diz que o interrogatório correu bem e está confiante para ouvir a decisão do juiz Carlos Alexandre.

  • Diretor financeiro do União de Leiria suspenso de funções no âmbito da Operação Matrioskas
    2:01

    Desporto

    Foram conhecidas, este sábado, as medidas de coação da Operação Matrioskas. Este é o caso de suposta lavagem de dinheiro no União de Leiria. O russo, atual presidente da SAD, Alexander Tolstikov e um assessor deste ficaram sujeitos a prisão preventiva, mas com hipótese de brevemente passarem a prisão domiciliária. Quanto a Pedro Violante, Diretor financeiro do clube, ficou em liberdad, mas suspenso de funções.

  • Presidente da SAD do União de Leiria e o assessor em greve de fome desde sexta-feira

    País

    O antigo presidente da SAD do União de Leiria e o assessor estão em greve de fome desde sexta-feira, dia em que recusaram almoçar. A informação é confirmada pla Direcção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais. O russo Alexander Tolstikov e o moldavo Sergiu Renita assinaram os impressos das declarações de greve de fome, em protesto contra o processo judicial do qual são alvos e contra o funcionamento da Justiça.

  • Negócios do Fogo
    22:00
  • Direção da Raríssimas na Madeira demitiu-se em setembro
    1:58

    País

    Três representantes da Raríssimas na ilha da Madeira demitiram-se, em setembro, de costas voltas para a direção. A delegação da instituição na ilha começou em 2015 e fechou com as três demissões. Em entrevista à SIC, uma das antigas delegadas afirmou que todos os fundos angariados foram para a sede, em Lisboa, ficando depois sem dinheiro para pagar as despesas.

  • Deputado do PSD recusa vice-presidência da Raríssimas
    1:58

    País

    Nas reações políticas ao caso da Raríssimas, o PSD e CDS dizem que é preciso acionar todos os mecanismos legais apropriados para averiguar a situação. O deputado social-democrata, Ricardo Baptista Leite, que tinha sido convidado recentemente para vice-presidente da instituição, diz que já não há condições para tomar posse.

  • Turistas aproveitam nevão na Serra da Estrela
    1:23
  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59
  • Dezenas de feridos em protestos contra decisão de Trump em Israel
    1:55
  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.