sicnot

Perfil

Desporto

Amostras de sangue da Operación Puerto nas mãos da Agência Mundial Antidopagem

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) e a União Ciclista Internacional (UCI) revelaram hoje que recuperaram as amostras de sangue e os sacos de plasmas da "Operación Puerto", o maior caso de dopagem na última década em Espanha.

© Sergei Karpukhin / Reuters

"A AMA e a UCI vão continuar o seu trabalho conjunto de investigação sobre a Operación Puerto e consideram todas as opções legais possíveis", destacou a AMA em comunicado, depois de ser conhecida a decisão da Audiência provincial de Madrid de entregar os citados sacos às autoridades antidopagem competentes.

Em maio de 2006, 211 sacos de sangue e plasma foram apreendidos pela polícia espanhola nos escritórios do médico Eufemiano Fuentes, no âmbito de uma rusga relacionada com o desmantelamento de uma rede de dopagem espanhola, com ramificações em várias modalidades

O tribunal madrileno decidiu, a 14 de junho, absolver os dois únicos condenados na Operación Puerto, o médico Eufemiano Fuentes e o preparador físico José Ignacio Labarta, e entregar as provas do julgamento, que se realizou no primeiro semestre de 2013.

Apenas cinco ciclistas foram condenados no âmbito do escândalo que abalou o desporto espanhol.

Os sacos de sangue e plasma estão agora armazenados num laboratório acreditado pela AMA fora de Espanha.

Lusa

  • Vigília à porta da Autoeuropa contra novo horário
    1:13

    País

    Alguns trabalhadores da Autoeuropa fizeram este domingo uma vigília junto à fábrica, contra a imposição do novo horário de trabalho, que começa em fevereiro. Os trabalhadores estão contra essa obrigatoriedade e dizem que é ilegal porque não cumpre as 35 horas de descanso entre turnos.

  • Krovinovic não joga mais esta época

    Desporto

    O futebolista croata Filip Krovinovic lamentou este domingo a lesão nos ligamentos do joelho direito, sofrida no sábado na receção do Benfica ao Desportivo de Chaves (3-0), assumindo a confiança na conquista do quinto campeonato consecutivo pelo clube.

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Waris estreia-se nos treinos do FC Porto

    Desporto

    O avançado ganês Majeed Waris, emprestado pelos franceses do Lorient, treinou este domingo pela primeira vez com o plantel do FC Porto, anunciou o líder da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial na Internet.