sicnot

Perfil

Desporto

Belenenses recorreu da decisão do tribunal no caso Mateus

A SAD de futebol do Belenenses confirmou na quarta-feira a formalização do recurso da decisão judicial que absolveu o Gil Vicente no caso Mateus.

SIC

"O Belenenses recorreu hoje (sexta-feira) da recente decisão do Tribunal Administrativo de Circulo de Lisboa proferida no âmbito do chamado Caso Mateus", lê-se na página oficial da SAD azul, numa publicação colocada às 23:40 de quarta-feira, numa formalização do recurso da decisão judicial que absolveu o Gil Vicente no caso Mateus e que já tinha levado a Liga e a Federação a considerarem inevitável a subida dos minhotos à I Liga.

Em agosto de 2006, o Gil Vicente, depois de ter assegurado a permanência, foi despromovido administrativamente à Liga de Honra, atual II Liga, devido à utilização do internacional angolano Mateus, quando o futebolista estava impedido por ter atuado com estatuto de amador, na época imediatamente anterior, ao serviço do Lixa.

Na altura, a Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional sancionou o clube minhoto com a descida de divisão, após uma queixa do Belenenses, que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ratificou, impedindo ainda os gilistas de participarem na Taça de Portugal, assim como nos campeonatos de juniores e iniciados.

O Gil Vicente recorreu destas decisões para os tribunais administrativos, alegando a nulidade das sanções aplicadas, algo que foi agora confirmado pela sentença do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, proferida a 25 de maio.

"A principal motivação do recurso - que consiste no exercício dum direito que a Constituição e a lei asseguram ao Belenenses - é a defesa da honra de antigos dirigentes do Belenenses, vilipendiada a pretexto deste caso. A decisão de interpor este recurso foi anunciada há várias semanas (ndr: 10 de junho), tendo sido tomada com a concordância unânime de diversos antigos presidentes do Conselho de Administração e da Mesa da Assembleia-Geral de Os Belenenses - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, que lidaram com o 'Caso Mateus' no exercício dos seus mandatos", remata o clube lisboeta.

Lusa

  • Incêndio de Setúbal "quase dominado"
    4:04

    País

    O incêndio que deflagrou segunda-feira em Setúbal está "quase dominado", segundo informações da presidente da Câmara. Maria das Dores Meira diz que não há feridos a registar e que os habitantes já vão regressando a casa. Para ajudar no combate ao fogo foram enviados meios de Lisboa.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26
  • Danos Colaterais 
    18:55
    Reportagem Especial

    Reportagem Especial

    Jornal da Noite

    Nos últimos oito anos a banca perdeu 12 mil profissionais. A dimensão de despedimentos no setor é a segunda maior da economia portuguesa, só ultrapassada pela construção civil. A etapa mais complexa da história começou em 2008, com a nacionalização do BPN. Desde então, as saídas têm sido a regra. A reportagem especial desta terça-feira, "Danos Colaterais", dá voz aos despedidos da banca.