sicnot

Perfil

Desporto

Évora fora da final do triplo. Lima e Bazolo nas meias-finais de 200 e 100

O atleta português Nelson Évora falhou hoje a qualificação para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, em Amesterdão. Já David Lima, nos 200 metros, e Lorène Bazolo, nos 100, apuraram-se para as meias-finais.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Ao conseguir apenas 16,27 metros no seu segundo ensaio, Nelson Évora foi 17.º classificado entre os 27 concorrentes, ficando fora dos 12 qualificados para a final, o pior dos quais saltou 16,45.

O atleta, que já venceu uma medalha olímpica, abriu com 15,88 e conseguiu o melhor ensaio a 16,27. Concluiu o seu concurso com um salto a 16,15. Os melhores da qualificação foram o polaco Karol Hoffmann e o alemão Max Hess, ambos com 16,93.

David Lima teve um apuramento tranquilo para as meias-finais dos 200 metros, terminando em segundo na terceira e última série, com 20,82 segundos, atrás do holandês Solomon Bockarie, com 20,55. A sua marca foi a quinta no conjunto das três séries, cujos melhores tempos pertenceram a Bockarie e ao espanhol Bruno Hortelano.

Também Lorène Bazolo foi segunda na sua série de 100 metros, conseguindo a marca de 11,44 segundos e sendo apenas superada pela italiana Gloria Hooper, com 11,40. A marca de Bazolo, atleta de origem congolesa que se tornou portuguesa em maio passado, foi a oitava entre as 22 concorrentes às três séries realizadas, das quais foram apuradas 15 para as meias-finais. A melhor marca no conjunto pertenceu à alemã Rebekka Haase, com 11,23.

David Lima e Lorène Bazolo correrão na sexta-feira as meias-finais, nas quais já tomarão parte as atletas com melhores marcas de qualificação, apuradas automaticamente.

Tal como Diogo Ferreira na véspera, Marta Onofre não foi nada feliz no salto com vara, ao ser eliminada por ter falhado um ensaio nas alturas intermédias. A atleta portuguesa passou 4,35 metros à primeira tentativa, falhando a seguir 4,45, e foi 15.ª entre as 25 concorrentes na qualificação.

Ficaram apuradas para a final 14 atletas, as quais passaram, na pior das hipóteses, 4,35 à primeira tentativa, mas sem qualquer falha anterior, enquanto Marta Onofre só superou 4,20 à segunda tentativa.

Os Europeus de Amesterdão prosseguem na tarde de hoje, com a presença de mais dois portugueses, Cátia Azevedo nas meias-finais de 400 metros e Hélio Gomes nas eliminatórias de 1.500 metros.

Com Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.