sicnot

Perfil

Desporto

Évora fora da final do triplo. Lima e Bazolo nas meias-finais de 200 e 100

O atleta português Nelson Évora falhou hoje a qualificação para a final do triplo salto dos Europeus de atletismo, em Amesterdão. Já David Lima, nos 200 metros, e Lorène Bazolo, nos 100, apuraram-se para as meias-finais.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Ao conseguir apenas 16,27 metros no seu segundo ensaio, Nelson Évora foi 17.º classificado entre os 27 concorrentes, ficando fora dos 12 qualificados para a final, o pior dos quais saltou 16,45.

O atleta, que já venceu uma medalha olímpica, abriu com 15,88 e conseguiu o melhor ensaio a 16,27. Concluiu o seu concurso com um salto a 16,15. Os melhores da qualificação foram o polaco Karol Hoffmann e o alemão Max Hess, ambos com 16,93.

David Lima teve um apuramento tranquilo para as meias-finais dos 200 metros, terminando em segundo na terceira e última série, com 20,82 segundos, atrás do holandês Solomon Bockarie, com 20,55. A sua marca foi a quinta no conjunto das três séries, cujos melhores tempos pertenceram a Bockarie e ao espanhol Bruno Hortelano.

Também Lorène Bazolo foi segunda na sua série de 100 metros, conseguindo a marca de 11,44 segundos e sendo apenas superada pela italiana Gloria Hooper, com 11,40. A marca de Bazolo, atleta de origem congolesa que se tornou portuguesa em maio passado, foi a oitava entre as 22 concorrentes às três séries realizadas, das quais foram apuradas 15 para as meias-finais. A melhor marca no conjunto pertenceu à alemã Rebekka Haase, com 11,23.

David Lima e Lorène Bazolo correrão na sexta-feira as meias-finais, nas quais já tomarão parte as atletas com melhores marcas de qualificação, apuradas automaticamente.

Tal como Diogo Ferreira na véspera, Marta Onofre não foi nada feliz no salto com vara, ao ser eliminada por ter falhado um ensaio nas alturas intermédias. A atleta portuguesa passou 4,35 metros à primeira tentativa, falhando a seguir 4,45, e foi 15.ª entre as 25 concorrentes na qualificação.

Ficaram apuradas para a final 14 atletas, as quais passaram, na pior das hipóteses, 4,35 à primeira tentativa, mas sem qualquer falha anterior, enquanto Marta Onofre só superou 4,20 à segunda tentativa.

Os Europeus de Amesterdão prosseguem na tarde de hoje, com a presença de mais dois portugueses, Cátia Azevedo nas meias-finais de 400 metros e Hélio Gomes nas eliminatórias de 1.500 metros.

Com Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC