sicnot

Perfil

Desporto

Ex-dono do Birmingham City regressa à prisão após perder recurso em Hong Kong

Carson Yeung, antigo dono do clube britânico Birmingham City, condenado por lavagem de dinheiro, vai cumprir o resto da pena de prisão depois de hoje ter perdido o recurso interposto no Tribunal de Última Instância de Hong Kong.

Reuters

Carson Yeung, de 56 anos, começou a cumprir uma pena de seis anos de prisão em março de 2014, após declarado culpado de lavagem de dinheiro no valor de 721 milhões de dólares de Hong Kong (84,1 milhões de euros ao câmbio atual) entre 2001 e 2007.

No verão do ano passado, foi libertado sob fiança, depois de o Tribunal de Última Instância ter aceitado que contestasse a sentença.

Contudo, hoje, o seu recurso foi indeferido, pelo que Carson Yeung regressou à prisão para cumprir a pena, noticia a imprensa da antiga colónia britânica.

O empresário foi acusado em junho de 2011, menos de dois anos depois de ter adquirido o Birmingham City, em outubro de 2009.

Carson Yeung começou a trabalhar em Inglaterra aos 16 anos, em 1977, e regressou três anos depois à província chinesa de Guangdong, adjacente a Macau e a Hong Kong, mais propriamente à cidade de Dongguan para trabalhar no setor imobiliário.

A origem da sua fortuna não é totalmente conhecida, mas sabe-se que em 1994 abriu um salão de cabeleireiro numa zona de comércio e lazer de Hong Kong, em Tsim Sha-tsui, e que fez alguns investimentos em Macau, em projetos relacionados com casinos.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.