sicnot

Perfil

Desporto

Rio de Janeiro está pronto para "receber o mundo" nos Jogos Olímpicos

O Comité Olímpico Internacional (COI) informou hoje que "o Rio de Janeiro está pronto para receber o mundo" para os Jogos Olímpicos 2016, destacando que todas as obras foram entregues a tempo.

© Sergio Moraes / Reuters

Numa mensagem publicada no site da entidade, a presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos, Nawal El Moutawakel, referiu que "os atletas olímpicos de 2016 podem esperar morar numa Aldeia Olímpica incrível e competir em instalações absolutamente deslumbrantes".

"Não consigo imaginar cenários mais espetaculares para os melhores atletas mostrarem os seus talentos para o mundo", acrescentou, destacando as belezas da cidade carioca.

Nawal El Moutawakel, que acompanhou a preparação do evento desde 2009 e realizou as vistorias finais nos últimos dias, realçou que os brasileiros conseguiram "transformar a cidade através de uma visão de legado que eles tornaram realidade".

A responsável elogiou os organizadores "não apenas por entregarem todas as arenas e serviços que os Jogos requerem a tempo, mas também criando um legado que vai beneficiar os cidadãos locais e todo o país por décadas".

Na mensagem, a marroquina afirmou que as arenas estão a ser alvo dos últimos retoques e lembrou que a linha 4 do metropolitano da cidade, essencial para o transporte durante os Jogos, está em fase final de testes.

Quanto à qualidade da água na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas - uma das questões mais criticadas na preparação para o evento -, a presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos citou elementos da organização para dizer que deve estar "em condições de alto nível para os atletas".

Relativamente ao vírus Zika, que tem levado alguns atletas a desistirem de participar nos Jogos Olímpicos, Nawal El Moutawakel frisou que a Organização Mundial de Saúde não recomendou restrições de viagem aos países em que há transmissão do vírus e que as autoridades detalharam ações para minimizar os riscos de contágio.

"Os Jogos ocorrerão nos meses de inverno de agosto e setembro, quando o clima mais seco e ameno reduz fortemente a presença de mosquitos e, com isso, o risco de infeção", acrescentou.

A mesma responsável recordou também que 85 mil agentes vão atuar durante os jogos, com o apoio de forças de segurança de 55 países, para garantir a segurança durante o evento, que ocorre de 5 a 21 de agosto.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.