sicnot

Perfil

Desporto

Camisola do Mundial 1966 da Inglaterra sem comprador em leilão

A camisola mais simbólica do futebol inglês, a vestida por Geoff Hurst na final do Mundial 1966, com a qual o jogador marcou três golos, foi hoje a leilão, mas sem encontrar um comprador.

Sotheby's

Hurst foi decisivo no único título mundial da Inglaterra, ao marcar ainda nos 90 minutos (2-2) e depois mais dois golos no prolongamento, num jogo em que os ingleses venceram a Alemanha Ocidental (RFA), por 4-2.

A camisola vermelha, de mangas compridas, estava avaliada entre 300.000 (357.000) a 500.000 libras (595.000 euros), mas apesar de algumas licitações, as mesmas ficaram aquém do valor base estipulado pela leiloeira Sotheby's.

"A camisola é uma peça extremamente importante e valiosa na história do futebol e gerou um grande interesse antes do leilão", começou por dizer a empresa, justificando, porém, que infelizmente não atingiu o valor reservado.

Em 1966, Hurst não estava apontado à titularidade na equipa inglesa, mas uma lesão do avançado Jimmy Greaves deu-lhe o lugar na equipa.

Na final, depois de ter marcado no tempo regulamentar, marcaria mais dois no prolongamento, o primeiro dos quais, o 3-2, polémico, por permanecer a dúvida se a bola transpôs a linha de golo.

A camisola terá estado em leilão na Christie's em 2000, quando terá então sido vendida a um colecionador provado por 91.750 (109.000 euros).

Em 2008, terá sido adquirida pelo investidor Andrew Leslau, por uma soma não revelada, com o proprietário a considerar que a mesma valia um milhão de libras, referindo que se trata da "mais importante camisola da história do futebol inglês".

Lusa

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC