sicnot

Perfil

Desporto

Camisola do Mundial 1966 da Inglaterra sem comprador em leilão

A camisola mais simbólica do futebol inglês, a vestida por Geoff Hurst na final do Mundial 1966, com a qual o jogador marcou três golos, foi hoje a leilão, mas sem encontrar um comprador.

Sotheby's

Hurst foi decisivo no único título mundial da Inglaterra, ao marcar ainda nos 90 minutos (2-2) e depois mais dois golos no prolongamento, num jogo em que os ingleses venceram a Alemanha Ocidental (RFA), por 4-2.

A camisola vermelha, de mangas compridas, estava avaliada entre 300.000 (357.000) a 500.000 libras (595.000 euros), mas apesar de algumas licitações, as mesmas ficaram aquém do valor base estipulado pela leiloeira Sotheby's.

"A camisola é uma peça extremamente importante e valiosa na história do futebol e gerou um grande interesse antes do leilão", começou por dizer a empresa, justificando, porém, que infelizmente não atingiu o valor reservado.

Em 1966, Hurst não estava apontado à titularidade na equipa inglesa, mas uma lesão do avançado Jimmy Greaves deu-lhe o lugar na equipa.

Na final, depois de ter marcado no tempo regulamentar, marcaria mais dois no prolongamento, o primeiro dos quais, o 3-2, polémico, por permanecer a dúvida se a bola transpôs a linha de golo.

A camisola terá estado em leilão na Christie's em 2000, quando terá então sido vendida a um colecionador provado por 91.750 (109.000 euros).

Em 2008, terá sido adquirida pelo investidor Andrew Leslau, por uma soma não revelada, com o proprietário a considerar que a mesma valia um milhão de libras, referindo que se trata da "mais importante camisola da história do futebol inglês".

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".