sicnot

Perfil

Desporto

Os 17 convocados possíveis da seleção olímpica de futebol

Em atualização

O selecionador português olímpico de futebol, Rui Jorge, convocou hoje sete jogadores da equipa finalista no Europeu de 2015 de sub-21, numa lista "possível" para o Rio 2016, construída de forma "surreal".

JOSE COELHO / Lusa

O guarda-redes Bruno Varela, os defesas Ricardo Esgaio, Tiago Ilori e Tobias Figueiredo, o médio Sérgio Oliveira e os avançados Carlos Mané e Gonçalo Paciência são os resistentes da seleção portuguesa que conquistou o apuramento olímpico e é atual vice-campeã Europeia.

"É a possível, quando escolhemos 35 jogadores [para a pré-convocatória], fizemo-lo com o grupo que seria ideal para os Jogos Olímpicos. Atendendo às negas que levamos de alguns clubes, desses 35 apenas conseguimos 11 jogadores, logo aí ficámos limitados", explicou Rui Jorge, em conferência de imprensa.

O selecionador disse ainda ter escolhido mais oito jogadores, "que também foram negados", acrescentando que a lista ficou reduzida a 17, por "há cerca de 40 minutos um telefonema ter retirado um que estava entre os confirmados".

No torneio olímpico de futebol, Portugal, que tem como melhor desempenho em Jogos o quarto lugar em Atlanta1996, vai defrontar Argentina, a 4 de agosto, Honduras, três dias depois, e Argélia, a 10 de agosto, no Grupo D.

Lista dos 17 convocados:

Guarda-redes: Bruno Varela (Vitória de Setúbal) e Joel Pereira (Manchester United, Ing)

Defesas: Edgar Ié (Villarreal, Esp), Ricardo Esgaio (Sporting), Tiago Ilori (Liverpool) e Tobias Figueiredo (Sporting)

Médios: André Martins (sem clube), Bruno Fernandes (Udinese, Ita), Fábio Sturgeon (Belenenses), Francisco Ramos (FC Porto), Sérgio Oliveira (FC Porto), Tiago Silva (Belenenses) e Tomás Podstawski (FC Porto)

Avançados: Carlos Mané (Sporting), Gonçalo Paciência (FC Porto), Nuno Santos (Vitória de Setúbal) e Salvador Agra (Nacional)

Com Lusa

  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04