sicnot

Perfil

Desporto

Portugal vence Alemanha e abre caminho para as meias-finais do Europeu sub-19

A seleção portuguesa de sub-19 venceu ontem a seleção anfitriã do Euro 2016 de futebol, a Alemanha, por 4-3, em jogo da segunda jornada do grupo A, e tem o caminho desbravado para as meias-finais.

A jogar em casa, a seleção germânica tinha necessidade absoluta de vencer depois da derrota na jornada inaugural frente à Itália, num jogo em que dominou totalmente, e marcou logo aos 12 minutos, por Philipp Ochs, o que fazia antever grandes dificuldades para a seleção portuguesa, que vinha de um empate na estreia frente à Áustria.

No entanto, a equipa de Emílio Peixe não acusou o golpe e reagiu ao assédio inicial dos alemães, chegando ao empate aos 37 minutos, por Ankra Asumah, numa fase em que já tinha conseguido equilibrar a partida, a ganhar um ressalto e a rematar com o pé esquerdo à entrada da área, sem hipóteses de defesa.

A segunda parte começou com o segundo golo luso, num remate de Gonçalo Rodrigues de fora da área.

Nesta fase do jogo emergiu o árbitro da partida, o belga Bart Vertenten, a usar de um critério distinto para as duas equipas, em prejuízo da seleção portuguesa, que sofreu o empate aos 68 minutos de penálti, pelo mesmo Philipp Ochs.

Dois minutos depois, o contra-ataque português deu frutos e surgiu o terceiro golo, marcado por Alexandre Nascimento, para, aos 73, Aurélio Buta anotar o quarto tento.

A partir daí a equipa alemã teve uma quebra anímica e Portugal passou a ter o jogo controlado, que nem o terceiro golo germânico, já em período de descontos, em novo penálti, colocou em causa.

Portugal comanda o grupo A a par da Itália, com quatro pontos, e vai agora defrontar justamente a seleção transalpina no domingo, enquanto a Áustria defronta a Alemanha, já eliminada, depois de duas derrotas nos dois primeiros jogos.

Com Lusa

  • Seleção sub19 quer impor qualidade e identidade à Alemanha
    0:56

    Desporto

    A seleção portuguesa de futebol de sub-19 defronta esta tarde a anfitriã Alemanha para o Europeu 2016. Depois do empate frente à Áustria por 1-1, o selecionador Emílio Peixe garante que o alemães estão preocupados com a equipa portuguesa. Disse ainda que os jogadores vão dar o melhor em campo para alcançarem a primeira vitória na competição.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.