sicnot

Perfil

Desporto

Lopetegui vai privilegiar a "evolução à revolução" na seleção de Espanha

Julen Lopetegui, o ex-treinador do FC Porto que hoje foi anunciado como novo selecionador de futebol de Espanha, revelou que privilegiará a "evolução à revolução" na equipa até agora dirigida por Vicente del Bosque.

"A base da seleção é mais ou menos clara. Muitos (jogadores) estão na sua plenitude e vão aparecer novas opções por mérito próprio. Não existirá revolução, mas evolução", resumiu, na sua apresentação como selecionador até 2018.

O técnico, que nos 'dragões' não conquistou qualquer troféu em ano e meio, assegura que "há jogadores que podem aparecer e ajudar", assumindo que "terão a sua oportunidade".

Vicente del Bosque considerou que a escolha de Julen Lopetegui foi uma "boa opção", revelando que nada teve a ver com a sua sucessão.

"Não tinha ideia quais as opções. O presidente é quem ia escolher e fez uma boa opção. Agora, como toda a gente, quero desejar o melhor ao novo selecionador", disse o técnico cessante, que foi campeão da Europa (2012) e do Mundo (2010) pela 'roja'.

O basco de 49 anos, que tinha sido treinador de seleções jovens de Espanha, conquistando um título europeu de sub-21 e dois de sub-19, deixou o FC Porto no início do ano, quando foi substituído por José Peseiro, depois de uma época e meia em que não conquistou qualquer título.

"É um homem com preparação, grande entusiasmo e uma vitalidade enorme. Estou certo de que o Julen tem a capacidade e o entusiasmo para vencer o desafio", reforçou Del Bosque.

Quanto ao seu futuro na federação espanhola, o técnico de 65 anos deixou claro que agora a prioridade é o novo selecionador.

"Estarei perto para o que me pedirem, mais nada. O novo selecionador é ele e tem toda a autoridade. Tem a nossa confiança e apoio para que desenvolva a sua função da melhor forma possível", sublinhou.

O presidente da federação, Ángel María Villar, acredita que a seleção vai ter "muitos êxitos" sob o comando técnico de Lopetegui.

"Vai estar em funções até à classificação do Mundial da Rússia2018. Desejo-lhe muitíssima sorte. Os seus êxitos serão os do futebol espanhol. Estou certo de que vamos ter muitos êxitos com Lopetegui", concluiu.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Itália tenta colocar migrações na agenda do G7 contra vontade dos EUA
    1:45
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.