sicnot

Perfil

Desporto

Mario Götze regressa ao Dortmund após três épocas no Bayern

© Reuters Staff / Reuters

O internacional alemão Mario Götze vai regressar ao Borussia Dortmund, clube no qual o futebolista se formou, depois de três temporadas no Bayern Munique, anunciou hoje o vice-campeão alemão.

"Quando sai do Dortmund para o Bayern tomei uma decisão consciente, não posso esconder. Três anos depois, com 24 anos, olho para a decisão de forma diferente, compreendo perfeitamente os adeptos que não a aceitaram, mas eu quero convencê-los a todos com o meu desempenho. Quero o melhor para todos: para o clube e para os adeptos do Dortmund", disse Götze.

O médio, autor do golo da vitória da Alemanha na final do Mundial 2014, no prolongamento, após o nulo frente à Argentina, vai assinar novo contrato com o Dortmund e submeter-se a testes médicos nos próximos dias, assinala o clube.

De acordo com a comunicação social alemã, o Dortmund vai pagar 22 milhões de euros pela aquisição do médio, que vendeu pelo valor da cláusula de rescisão, 37 milhões de euros, no início da época 2013714.

Götze tinha sido um dos elementos fulcrais nas vitórias do Dortmund em 2010/11 e 2011/12 e na caminhada para a final da Liga dos Campeões de 2012/13, que perdeu para o Bayern Munique (2-1).

Nas três temporadas ao serviço dos bávaros, Götze conquistou três títulos de campeão alemão e duas Taças da Alemanha, além de um Mundial de Clubes e uma Supertaça Europeia.

O médio tornou-se na sétima contratação do Dortmund para a próxima época, depois do português Raphael Guerreiro (ex-Lorient), do dinamarquês Emre Mor (ex-Nordsjaelland), dos espanhóis Marc Bartra (ex-FC Barcelona) e Mikel Merino (ex-Osasuna) e do francês Ousmane Dembelé (ex-Rennes).

No sentido inverso, saíram do clube Henrich Mchitaryan, para o Manchester United, Mats Hummels, para o Bayern, e Ilkay Gündogan, para o Manchester City.

Lusa

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.