sicnot

Perfil

Desporto

Mario Götze regressa ao Dortmund após três épocas no Bayern

© Reuters Staff / Reuters

O internacional alemão Mario Götze vai regressar ao Borussia Dortmund, clube no qual o futebolista se formou, depois de três temporadas no Bayern Munique, anunciou hoje o vice-campeão alemão.

"Quando sai do Dortmund para o Bayern tomei uma decisão consciente, não posso esconder. Três anos depois, com 24 anos, olho para a decisão de forma diferente, compreendo perfeitamente os adeptos que não a aceitaram, mas eu quero convencê-los a todos com o meu desempenho. Quero o melhor para todos: para o clube e para os adeptos do Dortmund", disse Götze.

O médio, autor do golo da vitória da Alemanha na final do Mundial 2014, no prolongamento, após o nulo frente à Argentina, vai assinar novo contrato com o Dortmund e submeter-se a testes médicos nos próximos dias, assinala o clube.

De acordo com a comunicação social alemã, o Dortmund vai pagar 22 milhões de euros pela aquisição do médio, que vendeu pelo valor da cláusula de rescisão, 37 milhões de euros, no início da época 2013714.

Götze tinha sido um dos elementos fulcrais nas vitórias do Dortmund em 2010/11 e 2011/12 e na caminhada para a final da Liga dos Campeões de 2012/13, que perdeu para o Bayern Munique (2-1).

Nas três temporadas ao serviço dos bávaros, Götze conquistou três títulos de campeão alemão e duas Taças da Alemanha, além de um Mundial de Clubes e uma Supertaça Europeia.

O médio tornou-se na sétima contratação do Dortmund para a próxima época, depois do português Raphael Guerreiro (ex-Lorient), do dinamarquês Emre Mor (ex-Nordsjaelland), dos espanhóis Marc Bartra (ex-FC Barcelona) e Mikel Merino (ex-Osasuna) e do francês Ousmane Dembelé (ex-Rennes).

No sentido inverso, saíram do clube Henrich Mchitaryan, para o Manchester United, Mats Hummels, para o Bayern, e Ilkay Gündogan, para o Manchester City.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.