sicnot

Perfil

Desporto

Ceferin, Van Praag e Villar oficialmente na corrida à UEFA

A UEFA validou hoje as três candidaturas do esloveno Aleksander Ceferin, do holandês Michael van Praag e do espanhol Ángel María Villar à presidência do organismo, cujas eleições decorrem em 14 de setembro, em Atenas.

A data limite de apresentação de candidaturas foi na quarta-feira e os três candidatos são presidentes das federações dos respetivos países.

Ángel María Villar, de 66 anos, dirige a federação espanhola desde 1988. É presidente interino da UEFA, na sequência da suspensão provisória de Michel Platini, decretada pela FIFA e confirmada posteriormente pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

Villar, que testemunhou a favor de Platini diante do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), é um dos vice-presidentes da UEFA desde 2000 e preside a Comissão de Árbitros e, como substituto, a Comissão do Estatuto, Transferências, Agentes de Jogadores e Jogos.

Michael van Praag tem 68 anos, é vice-presidente da UEFA e membro do seu Comité Executivo.

Jurista de 48 anos, Aleksander Ceferin é o patrão do futebol esloveno desde 2011 e, ao contrário dos outros concorrentes, não desempenha qualquer função na UEFA.

O sucessor de Michael Platini, afastado na sequência de escândalo de corrupção na FIFA, vai ser escolhido em congresso eleitoral extraordinário.

Com Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.