sicnot

Perfil

Desporto

Luís Filipe Vieira concorre a um quinto mandato na presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai concorrer a um quinto mandato na presidência do Benfica, segundo informa hoje a página do movimento de apoio à sua recandidatura na Internet.

"Luís Filipe Vieira, atual presidente do Sport Lisboa e Benfica, apresenta oficialmente a sua recandidatura a mais quatro anos à frente dos destinos do Clube", refere o sítio na Internet, acrescentando que o jantar oficial da recandidatura está marcado para terça-feira.

O dirigente, de 67 anos, entrou no clube "encarnado" como dirigente em 2001, mas foi apenas em 2003 que chegou à liderança, na qual permanece há 13 anos, o que faz dele o presidente em funções durante mais tempo.

Vieira, que sucedeu no cargo a Manuel Vilarinho, está ligado a sucessos, mas sobretudo à ideia de ter reanimado o clube, devolvendo-lhe credibilidade, após um período muito negro, não só no plano desportivo, mas também financeiro.

Durante este período, o empresário levou a equipa de futebol à conquista de cinco títulos nacionais (2004/05, 2009/10, 2013/14, 2014/15 e de 2015/16), conseguindo no último ano um 'tri' que lhe escapava há 39 anos, desde 1977.

Criado por Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna, pelo ex-futebolista António Simões e pelo professor universitário André Ventura, o movimento de apoio a um quinto mandato de Luís Filipe vieira conta com nomes como Agostinho Homem, Maria Susete Abreu, Joao Paulo Guerra, Júlio Machado Vaz, Telmo Correia ou Pedro Mota Soares.

O empresário Bruno Costa Carvalho, derrotado nas eleições de 2009 pelo atual presidente, chegou a anunciar a intenção de voltar a ser candidato nas eleições de outubro, mas, em abril último, voltou atrás, afirmando que Luís Filipe Vieira merecia continuar.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.