sicnot

Perfil

Desporto

Luís Filipe Vieira concorre a um quinto mandato na presidência do Benfica

Luís Filipe Vieira vai concorrer a um quinto mandato na presidência do Benfica, segundo informa hoje a página do movimento de apoio à sua recandidatura na Internet.

"Luís Filipe Vieira, atual presidente do Sport Lisboa e Benfica, apresenta oficialmente a sua recandidatura a mais quatro anos à frente dos destinos do Clube", refere o sítio na Internet, acrescentando que o jantar oficial da recandidatura está marcado para terça-feira.

O dirigente, de 67 anos, entrou no clube "encarnado" como dirigente em 2001, mas foi apenas em 2003 que chegou à liderança, na qual permanece há 13 anos, o que faz dele o presidente em funções durante mais tempo.

Vieira, que sucedeu no cargo a Manuel Vilarinho, está ligado a sucessos, mas sobretudo à ideia de ter reanimado o clube, devolvendo-lhe credibilidade, após um período muito negro, não só no plano desportivo, mas também financeiro.

Durante este período, o empresário levou a equipa de futebol à conquista de cinco títulos nacionais (2004/05, 2009/10, 2013/14, 2014/15 e de 2015/16), conseguindo no último ano um 'tri' que lhe escapava há 39 anos, desde 1977.

Criado por Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna, pelo ex-futebolista António Simões e pelo professor universitário André Ventura, o movimento de apoio a um quinto mandato de Luís Filipe vieira conta com nomes como Agostinho Homem, Maria Susete Abreu, Joao Paulo Guerra, Júlio Machado Vaz, Telmo Correia ou Pedro Mota Soares.

O empresário Bruno Costa Carvalho, derrotado nas eleições de 2009 pelo atual presidente, chegou a anunciar a intenção de voltar a ser candidato nas eleições de outubro, mas, em abril último, voltou atrás, afirmando que Luís Filipe Vieira merecia continuar.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.