sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto dá volta ao resultado e vence Vitesse por 2-1

Dois golos em cinco minutos permitiram este sábado ao FC Porto dar a volta ao resultado e vencer por 2-1 o Vitesse, em jogo da segunda e última jornada do torneio de futebol Fox Sports, disputado na Holanda.

Depois de na quinta-feira terem perdido por 3-0 com o PSV Eindhoven, na primeira jornada, os dragões voltaram a evidenciar alguns erros defensivos, que foram sendo corrigidos ao longo do encontro.

Os 20 minutos finais foram o melhor período dos dragões, que chegaram aos golos por intermédio de Corona e André Silva, aos 78 e 83 minutos, respetivamente.

Nuno Espírito Santo fez bastantes alterações na equipa, em relação ao encontro com a formação de Eindhoven e deu a titularidade da baliza ao espanhol Iker Casillas, que se estreou nesta pré-época.

O primeiro ataque perigoso da formação portista surgiu aos oito minutos, por intermédio de Chidozie que, na resposta a um canto, cabeceou por cima da barra.

O defesa central nigeriano voltou a estar em evidência, desta vez pela negativa, aos 18 minutos, quando falhou um corte, que acabou por permitir que Lewis Baker rematasse colocado de fora da área, fora do alcance de Iker Casillas.

Melhores no ataque do que na defesa, os 'dragões' podiam ter chegado ao empate aos 23 minutos, de novo por Chidozie, e aos 42 por Aboubakar.

Após uma assistência de Varela, o remate do camaronês bateu no braço de um adversário, com o FC Porto a reclamar uma grande penalidade, que não foi assinalada pelo árbitro.

O anfitrião Vitesse, que na época passada terminou na nona posição a liga holandesa, podia ter ampliado a vantagem no minuto seguinte, mas Baker, emprestado pelo Chelsea, rematou ao poste defendido pelo internacional espanhol.

O técnico Nuno Espírito Santo fez duas alterações no início do segundo tempo, promovendo as saídas de Hernâni e Josué, e as entradas de André Silva e Alberto Bueno, que regressou aos relvados, quatro meses depois de ter sido operado ao joelho esquerdo.

O FC Porto continuou a criar situações de perigo, protagonizadas sobretudo por Aboubakar e Layún, dois jogadores que aos 70 minutos estiveram entre os seis substituídos por Espírito Santo.

Foi com um onze mais parecido com o que defrontou o PSV Eindhoven, que o FC Porto chegou ao golo do empate, apontado aos 78 minutos, por Corona, que respondeu bem a um cruzamento de Chidozie.

Aos 83 minutos, André Silva colocou o FC Porto em vantagem, ao converter uma grande penalidade que puniu um corte com o braço de Maikel van der Werff.

No segundo tempo, a formação holandesa, que no primeiro jogo do torneio perdeu por 2-1 com o West Bromwich Albion, quase não protagonizou situações de ataque.

O outro encontro do torneio Fox Sports, que deveria opor os holandeses do PSV Eindhoven e os ingleses do West Bromwcih Albion, foi cancelado por receio de confrontos entre adeptos do PSV e do Vitesse, clubes rivais na liga holandesa.

O FC Porto regressa domingo a Kamen, na Alemanha, onde está a realizar o estádio de pré-época, e defronta na quarta-feira o Bayer Leverkusen, em encontro particular de preparação.

Lusa

  • "O que mais tem havido nesta altura são respostas precipitadas"
    7:21

    Opinião

    Foi um "debate contigo" o de hoje, no Parlamento, sobretudo no frente-a-frente entre António Costa e Passos Coelho, na opinião de Bernardo Ferrão. O subdiretor de informação da SIC sublinha uma declaração "mortal" do primeiro-ministro, quando este disse que "ninguém quer respostas precipitadas". Por outro lado, a comissão técnica independente pedida pelo PSD pode virar-se contra o próprio partido.

    Bernardo Ferrão

  • Fuzileiros continuam no terreno a ajudar população
    3:03
  • Cozido ou empanadas chilenas para o jantar?
    5:20

    Taça das Confederações

    Portugal e Chile defrontam-se esta quarta-feira em jogo das meias-finais da Taça das Confederações. O jornalista Gonçalo Azevedo Ferreira fala sobre as previsões da imprensa chilena para o encontro, revela alguns dados sobre as presenças de Portugal e Chile em grandes competições e mostra, através das redes sociais, o lado mais descontraído da antevisão deste duelo.

  • Portugal vai pagar 3.500 milhões ao FMI até agosto
    1:18

    Economia

    Portugal vai pagar, até agosto, 3.500 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional. Mil milhões seguem já na sexta-feira. A antecipação do pagamento foi esta quarta-feira formalmente autorizada pelos parceiros e credores europeus.

  • Trump volta a criticar as chamadas "fake news"

    Mundo

    O Presidente norte-americano voltou a criticar aquilo a que chama de "fake news", em português "notícias falsas". Através da rede social twitter, Donald Trump diz que o jornal New York Times "nem sequer liga para verificar os factos e que, por isso, dá notícias falsas".

  • Família Obama de férias na Indonésia

    Mundo

    Das águas claras de Bali aos encantos dos templos de Java, o antigo Presidente norte-americano Barack Obama levou a esposa e as filhas de férias numa aventura de (re)descobertas por um país onde Obama viveu durante quatro anos da sua infância.

    SIC

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44
  • Desacatos no aeroporto de Faro deixam turistas britânicos em terra
    1:46

    País

    Cinco pessoas, que integravam o grupo de turistas britânicos que nos últimos dias causou desacatos em Albufeira, foram ontem impedidas de regressar a Inglaterra. Agressões no aeroporto e desacatos à entrada do avião levaram os comandantes de dois voos a recusar levar aqueles passageiros.