sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto dá volta ao resultado e vence Vitesse por 2-1

Dois golos em cinco minutos permitiram este sábado ao FC Porto dar a volta ao resultado e vencer por 2-1 o Vitesse, em jogo da segunda e última jornada do torneio de futebol Fox Sports, disputado na Holanda.

Depois de na quinta-feira terem perdido por 3-0 com o PSV Eindhoven, na primeira jornada, os dragões voltaram a evidenciar alguns erros defensivos, que foram sendo corrigidos ao longo do encontro.

Os 20 minutos finais foram o melhor período dos dragões, que chegaram aos golos por intermédio de Corona e André Silva, aos 78 e 83 minutos, respetivamente.

Nuno Espírito Santo fez bastantes alterações na equipa, em relação ao encontro com a formação de Eindhoven e deu a titularidade da baliza ao espanhol Iker Casillas, que se estreou nesta pré-época.

O primeiro ataque perigoso da formação portista surgiu aos oito minutos, por intermédio de Chidozie que, na resposta a um canto, cabeceou por cima da barra.

O defesa central nigeriano voltou a estar em evidência, desta vez pela negativa, aos 18 minutos, quando falhou um corte, que acabou por permitir que Lewis Baker rematasse colocado de fora da área, fora do alcance de Iker Casillas.

Melhores no ataque do que na defesa, os 'dragões' podiam ter chegado ao empate aos 23 minutos, de novo por Chidozie, e aos 42 por Aboubakar.

Após uma assistência de Varela, o remate do camaronês bateu no braço de um adversário, com o FC Porto a reclamar uma grande penalidade, que não foi assinalada pelo árbitro.

O anfitrião Vitesse, que na época passada terminou na nona posição a liga holandesa, podia ter ampliado a vantagem no minuto seguinte, mas Baker, emprestado pelo Chelsea, rematou ao poste defendido pelo internacional espanhol.

O técnico Nuno Espírito Santo fez duas alterações no início do segundo tempo, promovendo as saídas de Hernâni e Josué, e as entradas de André Silva e Alberto Bueno, que regressou aos relvados, quatro meses depois de ter sido operado ao joelho esquerdo.

O FC Porto continuou a criar situações de perigo, protagonizadas sobretudo por Aboubakar e Layún, dois jogadores que aos 70 minutos estiveram entre os seis substituídos por Espírito Santo.

Foi com um onze mais parecido com o que defrontou o PSV Eindhoven, que o FC Porto chegou ao golo do empate, apontado aos 78 minutos, por Corona, que respondeu bem a um cruzamento de Chidozie.

Aos 83 minutos, André Silva colocou o FC Porto em vantagem, ao converter uma grande penalidade que puniu um corte com o braço de Maikel van der Werff.

No segundo tempo, a formação holandesa, que no primeiro jogo do torneio perdeu por 2-1 com o West Bromwich Albion, quase não protagonizou situações de ataque.

O outro encontro do torneio Fox Sports, que deveria opor os holandeses do PSV Eindhoven e os ingleses do West Bromwcih Albion, foi cancelado por receio de confrontos entre adeptos do PSV e do Vitesse, clubes rivais na liga holandesa.

O FC Porto regressa domingo a Kamen, na Alemanha, onde está a realizar o estádio de pré-época, e defronta na quarta-feira o Bayer Leverkusen, em encontro particular de preparação.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.