sicnot

Perfil

Desporto

Velejadores Diogo Costa e Pedro Costa sagram-se campeões do mundo

Os velejadores portugueses Diogo Costa e Pedro Costa sagraram-se hoje campeões mundiais da classe 420, em San Remo, ao terminarem em terceiro e oitavo as últimas regatas disputadas ao largo da comuna italiana situada na Ligúria.

Federação Portuguesa de Vela

"Cumprimos o nosso sonho. Viemos para o Mundial com expectativas menos elevadas, mas conseguimos superar-nos. Foi complicado, tivemos altos e baixos durante esta competição mas hoje tivemos opções acertadas e chegámos ao título", disse Pedro Costa, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Vela (FPV).

Diogo Costa e Pedro Costa terminaram o Mundial de 420 no lugar mais alto do pódio, seguidos dos norte-americanos Wiley Rogers/Jack Parkin e dos gregos Vasilios Gourgiotis/Orestis Batsis, segundos e terceiros classificados, respetivamente.

Ao longo de doze regatas, conseguiram três vitórias e dois terceiros lugares, entre outros. No último dia de regatas, os velejadores do Clube de Vela Atlântico delinearam uma estratégia, bastou-lhes um terceiro e um sétimo lugar para se sagrarem campeões do mundo em 420.

Ainda no Grupo de Ouro da frota Open, os portugueses Tomás Barreto/João Prieto foram 23.ºs, Rita Lopes/Pedro Cruz ficaram no 35.º lugar e João Bolina/Francisco Rodrigues acabaram em 45.º.

Em sub-17, a dupla Afonso Albuquerque/Gonçalo Cruz terminou na 46.ª posição, Mafalda Gonçalves/Maria Pereira no 64.º lugar, Nuno Azevedo/Miguel Campos em 66.º e Afonso Marques/Francisco Ferreira em 67.º.

Os gregos Telis Athanasopoulos Yogo/Dimitris Tassios venceram a categoria, com os espanhóis Eduard Ferrer/Carlos De Maqua e os franceses Enzo Balanger/Gaultier Tallieu, a serem segundos e terceiros, respetivamente.

Com Lusa

  • "Se estivesse a governar estaria preocupado com o futuro e não só com o presente"
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.