sicnot

Perfil

Desporto

Comité Olímpico Internacional confiante em plano de segurança "robusto"

© Ricardo Moraes / Reuters

O diretor do Comité Olímpico Internacional (COI) Christophe Dubi manifestou no sábado confiança no plano de segurança "robusto" das autoridades brasileiras para os jogos do Rio de Janeiro, que arrancam a 05 de agosto.

Christophe Dubi disse ter certeza de que haverá segurança durante os jogos olímpicos deste ano, numa conversa com jornalistas no Rio de Janeiro, depois de na quinta-feira as autoridades brasileiras terem detido dez pessoas suspeitas de estarem a preparar atentados para os dias da competição.

O dirigente do COI, citado pela Agência Brasil, revelou que as autoridades brasileiras apresentaram há dois meses um plano de segurança "robusto" a entidades de diversos países e ao COI, incluindo especialistas e membros de comités organizadores de edições passadas dos jogos olímpicos.

Todos "demonstraram muita confiança" naquilo que lhes foi apresentado, afirmou.

"Tivemos toda a informação sobre o nível de preparação da segurança. Também fomos postos a par dos recursos de inteligência e o que vimos após esse 'briefing' foi confiança de todos esses participantes", reforçou.

"A colaboração de diversos países estrangeiros, que têm peritos no assunto, é muito importante", afirmou ainda, acrescentando: "Podem ter certeza de que os Jogos estarão seguros".

A Procuradoria brasileira anunciou na quinta-feira a detenção de dez pessoas por suposta ligação ao grupo terrorista Daesh e que alegadamente estariam a preparar ataques durante os jogos do Rio de Janeiro.

Existem ainda outros dois suspeitos de terrorismo foragidos, segundo a Justiça Brasileia.

Através da quebra de sigilo telefónico e de dados, "constatou-se a tentativa de organização do grupo para promoção de atos terroristas durante os Jogos Olímpicos Rio2016", confirmou a Procuradoria.

A mesma fonte informou que alguns deles fizeram o juramento de fidelidade exigido pelo Daesh para o acolhimento de novos membros.

Apesar das intenções de ataques, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, classificou o grupo de "amador".

Na quarta-feira, a especialista norte-americana em contra-terrorismo Rita Katz avisou que extremistas islâmicos publicaram no serviço de troca de mensagens Telegram recomendações de 17 técnicas para atentados terroristas durante os jogos olímpicos.

As técnicas citadas passam por atentados a "aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamento, envenenamento, sequestro de reféns e falsas ameaças".

Lusa

  • Quatro pessoas assassinadas em Barcelos

    País

    Quatro pessoas, entre elas uma grávida, foram assassinadas hoje em Tamel, no concelho de Barcelos. As vítimas terão sido esfaqueadas e o suspeito já se entregou.

    Em desenvolvimento

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.