sicnot

Perfil

Desporto

Morreu Artur Correia, antigo jogador do Benfica e do Sporting

O futebolista internacional português Artur Correia, que se notabilizou no Benfica e no Sporting, morreu hoje aos 66 anos, anunciou o clube da Luz.

Artur Correia estava internado na sequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que o deixou em coma na última semana.

O antigo jogador, lateral-direito, foi 34 vezes internacional e marcou um golo pela seleção, pela qual se estreou a 14 de outubro de 1979, num jogo de apuramento para o Europeu, frente à Dinamarca.

Na sua carreira, Artur Correia conquistou seis títulos de campeão, cinco pelo Benfica e um pelo Sporting, e duas Taças de Portugal.

Como futebolista retirou-se cedo, em 1980, aos 30 anos, quando estava ligado à equipa norte-americana do Jacksonville, depois de sofrer um primeiro AVC, que o deixou parcialmente incapacitado.

Artur Correia, que se manteve ligado ao futebol viria a sofrer de vários problemas de saúde, que levariam mesmo a que em 2015 tivesse que amputar a perna esquerda, devido a graves problemas de circulação sanguínea.

Conhecido como ruço, devido ao seu cabelo loiro, foi um dos melhores laterais direitos da história do futebol português, o que levou o treinador Stefan Kovacs, do Ajax, a considerar à época que Artur Correia era "o melhor defesa direito da Europa".

Foi no Benfica, clube do qual se confessava adepto, que teve maior notoriedade, com cinco títulos e uma Taça de Portugal entre 1971 e 1977, apesar de ter representado também Académica e Sporting.

Hoje, os encarnados lembraram na sua página oficial o percurso do jogador, associando-se no momento que dizem ser de "profundo pesar" e "endereçando condolências a familiares e amigos".

Também o Sporting, emblema pelo qual o antigo defesa foi campeão em 1980 e venceu uma Taça de Portugal, se associou à nota de pesar, considerando-o "uma das maiores figuras do futebol nacional na década de 70".

"O Sporting Clube de Portugal lamenta a morte do antigo jogador e internacional Artur Correia, uma das maiores figuras do futebol nacional na década de 70, expressando junto de família e amigos as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de um símbolo", refere a nota do clube.

Os leões lembram ainda que um ano depois de abandonar os relvados e após um jogo em sua homenagem, disputado em Alvalade entre Sporting e Benfica, recebeu a Ordem do Infante do Presidente da República à época, Ramalho Eanes.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.