sicnot

Perfil

Desporto

Morreu Artur Correia, antigo jogador do Benfica e do Sporting

O futebolista internacional português Artur Correia, que se notabilizou no Benfica e no Sporting, morreu hoje aos 66 anos, anunciou o clube da Luz.

Artur Correia estava internado na sequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que o deixou em coma na última semana.

O antigo jogador, lateral-direito, foi 34 vezes internacional e marcou um golo pela seleção, pela qual se estreou a 14 de outubro de 1979, num jogo de apuramento para o Europeu, frente à Dinamarca.

Na sua carreira, Artur Correia conquistou seis títulos de campeão, cinco pelo Benfica e um pelo Sporting, e duas Taças de Portugal.

Como futebolista retirou-se cedo, em 1980, aos 30 anos, quando estava ligado à equipa norte-americana do Jacksonville, depois de sofrer um primeiro AVC, que o deixou parcialmente incapacitado.

Artur Correia, que se manteve ligado ao futebol viria a sofrer de vários problemas de saúde, que levariam mesmo a que em 2015 tivesse que amputar a perna esquerda, devido a graves problemas de circulação sanguínea.

Conhecido como ruço, devido ao seu cabelo loiro, foi um dos melhores laterais direitos da história do futebol português, o que levou o treinador Stefan Kovacs, do Ajax, a considerar à época que Artur Correia era "o melhor defesa direito da Europa".

Foi no Benfica, clube do qual se confessava adepto, que teve maior notoriedade, com cinco títulos e uma Taça de Portugal entre 1971 e 1977, apesar de ter representado também Académica e Sporting.

Hoje, os encarnados lembraram na sua página oficial o percurso do jogador, associando-se no momento que dizem ser de "profundo pesar" e "endereçando condolências a familiares e amigos".

Também o Sporting, emblema pelo qual o antigo defesa foi campeão em 1980 e venceu uma Taça de Portugal, se associou à nota de pesar, considerando-o "uma das maiores figuras do futebol nacional na década de 70".

"O Sporting Clube de Portugal lamenta a morte do antigo jogador e internacional Artur Correia, uma das maiores figuras do futebol nacional na década de 70, expressando junto de família e amigos as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de um símbolo", refere a nota do clube.

Os leões lembram ainda que um ano depois de abandonar os relvados e após um jogo em sua homenagem, disputado em Alvalade entre Sporting e Benfica, recebeu a Ordem do Infante do Presidente da República à época, Ramalho Eanes.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..