sicnot

Perfil

Desporto

Portugueses em maioria na partida da Volta a Portugal

Os portugueses estão em maioria na partida para a 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, esta quarta-feira, em Oliveira de Azeméis, num pelotão com 143 corredores, apesar da redução para oito por equipa.

Depois dois anos de 'queda', a Volta a Portugal volta a registar um aumento do número de inscritos, um ano depois de a União Ciclista Internacional (UCI) ter permitido, por exceção, a participação de nove elementos por equipa.

Este ano, cumprindo os regulamentos, 17 das 18 equipas inscreveram oito corredores, à exceção da dominicana Inteja-MMR, que arranca apenas com sete elementos para o prólogo de quarta-feira, em Oliveira de Azeméis.

O pelotão mais numeroso da Volta a Portugal foi o da 62.ª edição, em 2000, que teve 179 corredores à partida, batendo o recorde estabelecido no ano anterior, com 170.

Em 1993, ano da segunda vitória de Joaquim Gomes, atual diretor da corrida, alinharam à partida apenas 107 ciclistas.

Portugal, proveniência de seis equipas, é a nação mais representada na edição de 2016, seguida da espanhola, com 32, mas com apenas duas equipas.

O pelotão conta ainda representações de Colômbia (11), França (10), Itália (9), Cazaquistão e Rússia (8), Austrália (6), Alemanha (5), Brasil (4), Suíça (3), Dinamarca (2) e República Dominicana (2), sendo que há ainda elementos solitários de nacionalidade austríaca, namibiana, neozelandesa, uruguaia e norte-americana.

Com Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.