sicnot

Perfil

Desporto

Portugueses em maioria na partida da Volta a Portugal

Os portugueses estão em maioria na partida para a 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, esta quarta-feira, em Oliveira de Azeméis, num pelotão com 143 corredores, apesar da redução para oito por equipa.

Depois dois anos de 'queda', a Volta a Portugal volta a registar um aumento do número de inscritos, um ano depois de a União Ciclista Internacional (UCI) ter permitido, por exceção, a participação de nove elementos por equipa.

Este ano, cumprindo os regulamentos, 17 das 18 equipas inscreveram oito corredores, à exceção da dominicana Inteja-MMR, que arranca apenas com sete elementos para o prólogo de quarta-feira, em Oliveira de Azeméis.

O pelotão mais numeroso da Volta a Portugal foi o da 62.ª edição, em 2000, que teve 179 corredores à partida, batendo o recorde estabelecido no ano anterior, com 170.

Em 1993, ano da segunda vitória de Joaquim Gomes, atual diretor da corrida, alinharam à partida apenas 107 ciclistas.

Portugal, proveniência de seis equipas, é a nação mais representada na edição de 2016, seguida da espanhola, com 32, mas com apenas duas equipas.

O pelotão conta ainda representações de Colômbia (11), França (10), Itália (9), Cazaquistão e Rússia (8), Austrália (6), Alemanha (5), Brasil (4), Suíça (3), Dinamarca (2) e República Dominicana (2), sendo que há ainda elementos solitários de nacionalidade austríaca, namibiana, neozelandesa, uruguaia e norte-americana.

Com Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.