sicnot

Perfil

Desporto

Cédric vai receber Medalha de Ouro do concelho do Montijo

A Câmara do Montijo anunciou esta quinta-feira que foi aprovada, por unanimidade, a atribuição da Medalha de Ouro do concelho a Cédric Soares, futebolista português que se sagrou campeão europeu em França.

"Cédric Soares nasceu na Alemanha, mas desde os três anos que fez do Montijo a sua terra, quando os pais retornaram ao país após duas décadas emigrados. A sua primeira internacionalização pela Seleção A de futebol aconteceu no dia 11 de outubro de 2013, tendo logo evidenciado as suas potencialidades, sobressaindo pela disponibilidade física e sentido tático", refere a autarquia em comunicado.

O documento acrescenta que durante o Europeu de futebol o lateral direito demonstrou as suas qualidades, com "prestações de enorme mérito que contribuíram para um feito inigualável na história do futebol português".

A autarquia, liderada por Nuno Canta, aprovou também a atribuição da Medalha de Ouro a Amândio de Carvalho, que foi vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Amândio de Carvalho nasceu no Montijo, em 1937. Dedicou toda a sua vida ao futebol, tendo ocupado cargos de grande prestígio a nível nacional, nomeadamente na vice-presidência da Federação Portuguesa de Futebol. A sua intensa atividade dedicada ao movimento associativo do concelho foi desde sempre um dos seus principais méritos", salienta.

A autarquia refere que é atualmente presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

Também o cavaleiro tauromáquico Luís Rouxinol vai ser galardoado com a Medalha de Ouro.

"Luís Rouxinol nasceu no Montijo, em 1968. Desde o início na tauromaquia até hoje, construiu uma brilhante carreira marcada pelo sucesso, reconhecido quer pela crítica quer pelo público, levando por todo o país e pelo estrangeiro o nome do Montijo", frisa.

A Medalha de Ouro do concelho é a mais alta distinção que o município pode conceder e é atribuída a pessoas ou instituições que, tendo prestado ao concelho ou ao país serviços relevantes, gozem de prestígio social pelos pelo seu percurso de vida e pelos feitos alcançados.

A cerimónia de entrega das medalhas terá lugar no dia 14 de agosto.

Lusa