sicnot

Perfil

Desporto

Daniel Mestre defende camisola amarela na estreia do salto de Fafe

NUNO VEIGA

Daniel Mestre (Efapel) defende hoje a sua liderança nos 160 quilómetros da segunda etapa da 78.ª Volta a Portugal em bicicleta, entre Viana do Castelo e Fafe, onde a meta é antecedida pelo emblemático salto percorrido nos ralis.

O corredor português, natural de Almodôvar, chegou ao topo da classificação geral ao vencer a primeira tirada na quinta-feira, em Braga, depois de ter sido quarto no prólogo, dispondo de seis segundos de vantagem sobre José Gonçalves (Caja Rural) e de nove para o seu chefe de fila Jóni Brandão, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O pelotão vai iniciar os 160 quilómetros da segunda etapa em linha às 13:00, na Avenida Marginal de Viana do Castelo, rumo a Fafe, onde, mais uma vez, cruza por duas vezes a meta, antes da chegada prevista para as 17:21, depois de enfrentar o Salto da Pedra Sentada, com um prémio de montanha de segunda categoria (142 km).

O habitualmente espetacular 'palco' do Rali de Portugal, no troço da Lameirinha, antecede, com os cerca de 2,2 quilómetros em estrada de terra, a descida para a meta, instalada na Praça 25 de Abril de Fafe.

Ao longo da jornada, os 142 corredores que terminaram a primeira tirada -- o dinamarquês Frederik Zeuner (Christina Jewelry) foi o primeiro desistente após uma queda -- vão enfrentar outras três contagens do prémio de montanha, uma de quarta categoria, no Alto de Covide (69,1 km), outra de segunda, em Caniçada (84,2), e uma de quarta, em Golães (125).

Até à previsível chegada ao 'sprint' em Fafe, os elementos mais velozes podem testar a prontidão em três metas volantes, a primeira em Barroselas (10,3), terra natal do chefe de fila da Rádio Popular-Boavista, Rui Sousa, seguindo-se Terras de Bouro (58,5) e outra já na malha urbana fafense (128,8).

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.