sicnot

Perfil

Desporto

Kris Meeke vence Rali da Finlândia

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

Kris Meeke (Citroën DS3) tornou-se hoje o primeiro britânico a vencer o Rali da Finlândia e conquistou a terceira vitória da sua carreira no campeonato do mundo, dois meses após o triunfo em Portugal.

Com participação irregular neste Mundial, uma vez que a Citroen está a preparar o novo carro para 2017, Meeke esteve apenas em quatro das oito provas disputadas, mas esta é já a época mais produtiva da sua carreira no WRC, depois de ter estreado o palmarés com um triunfo na Argentina em 2015.

Líder desde a segunda especial, Meeke concluiu o rali com uma vantagem de 29,1 segundos sobre o favorito local, Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo R), três vezes vencedor na Finlândia, enquanto o irlandês Craig Breen (Citroën DS3) foi terceiro, a mais de minuto e meio, chegando ao pódio pela primeira vez.

"É de loucos. A Finlândia é a terra do rali e Ouninpohja é o 'cálice sagrado' das especiais. Ganhá-lo como nós ganhámos é incrível. Desfrutei como uma criança, brincando e divertindo-me", afirmou Meeke à saída do carro. O norte-irlandês, de 37 anos, foi o mais rápido em oito das 24 especiais da prova, incluindo as duas passagens no emblemático troço.

Vítima de uma saída de estrada na décima classificativa, o francês Sébastien Ogier, campeão do mundo em título, cedo ficou arredado da luta pela vitória, mas conservou a liderança do Mundial com uma confortável vantagem sobre o mais direto perseguidor, norueguês Andreas Mikkelsen, que terminou em sétimo.

Os dois pilotos da Volkswagen estão separados por 45 pontos (143 contra 98), enquanto Latvala ocupa a terceira posição, com 87. O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), quarto classificado do rali, arrecadou os três pontos da 'power stage' e segue na quarta posição do Mundial, com 84.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.