sicnot

Perfil

Desporto

Kris Meeke vence Rali da Finlândia

© Lehtikuva Lehtikuva / Reuters

Kris Meeke (Citroën DS3) tornou-se hoje o primeiro britânico a vencer o Rali da Finlândia e conquistou a terceira vitória da sua carreira no campeonato do mundo, dois meses após o triunfo em Portugal.

Com participação irregular neste Mundial, uma vez que a Citroen está a preparar o novo carro para 2017, Meeke esteve apenas em quatro das oito provas disputadas, mas esta é já a época mais produtiva da sua carreira no WRC, depois de ter estreado o palmarés com um triunfo na Argentina em 2015.

Líder desde a segunda especial, Meeke concluiu o rali com uma vantagem de 29,1 segundos sobre o favorito local, Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo R), três vezes vencedor na Finlândia, enquanto o irlandês Craig Breen (Citroën DS3) foi terceiro, a mais de minuto e meio, chegando ao pódio pela primeira vez.

"É de loucos. A Finlândia é a terra do rali e Ouninpohja é o 'cálice sagrado' das especiais. Ganhá-lo como nós ganhámos é incrível. Desfrutei como uma criança, brincando e divertindo-me", afirmou Meeke à saída do carro. O norte-irlandês, de 37 anos, foi o mais rápido em oito das 24 especiais da prova, incluindo as duas passagens no emblemático troço.

Vítima de uma saída de estrada na décima classificativa, o francês Sébastien Ogier, campeão do mundo em título, cedo ficou arredado da luta pela vitória, mas conservou a liderança do Mundial com uma confortável vantagem sobre o mais direto perseguidor, norueguês Andreas Mikkelsen, que terminou em sétimo.

Os dois pilotos da Volkswagen estão separados por 45 pontos (143 contra 98), enquanto Latvala ocupa a terceira posição, com 87. O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), quarto classificado do rali, arrecadou os três pontos da 'power stage' e segue na quarta posição do Mundial, com 84.

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".