sicnot

Perfil

Desporto

LA-Antarte ameaça abandonar Volta a Portugal devido à expulsão de Hugo Sancho

A equipa LA-Antarte ameaçou esta segunda-feira abandonar a 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta devido à decisão do colégio de comissários de expulsar Hugo Sancho, por se agarrar a uma viatura.

"Já falei com um dos patrocinadores e vou falar com outros dois. Por mim, vamos para casa. Se for essa a decisão, a nossa equipa é unida e vai toda para casa se esta situação não for alterada", afirmou o diretor desportivo da formação de Paredes, Mário Rocha, em declarações à agência Lusa, assegurando que pelo menos o italiano Franco Pellizotti (Androni Giocattoli) fez o mesmo que o corredor português.

Hugo Sancho foi hoje expulso da corrida pelo colégio de comissários por se agarrar a uma viatura durante a quinta etapa, que iniciou no 22.º lugar, a 6.16 minutos do líder Rui Vinhas (W52-FC Porto), tendo sido ainda multado em 200 francos suíços (cerca de 185 euros).

Admitindo não ter observado a infração, que deixou a LA-Antarte com sete corredores, Mário Rocha disse que Sancho confirmou o ato "em desespero, numa etapa complicada", ressalvando que Pellizotti também terá feito o mesmo.

"É o mesmo comissário a quem chamei a atenção pelos cortes na classificação da etapa de sexta-feira e que depois foram corrigidos no sábado. Nós nem éramos os principais prejudicados, mas agora não sei como o Pellizotti, que tem influência na corrida ao endurecê-la no final, leva uma multa e 20 segundos de penalização. Teve coragem de expulsar o Hugo, mas não teve coragem de o fazer ao Pellizotti. Foi por ser italiano ou por ser o Pellizotti? É justo ou perseguição?", questionou.

Mário Rocha disse ainda ter exigido que Hugo Sancho cruzasse a linha de meta, em Viseu, atrás dos carros de apoio, por forma a concluir a etapa, o que acabou por fazer no 27.º lugar, 8.06 minutos depois do vencedor, o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé).

Além dos 20 segundos de penalização, Pellizotti, que surge na classificação da etapa no 26.º lugar, a 26 segundos de Vicente de Mateos, foi multado em 50 francos suíços (cerca de 46 euros), tal como o australiano Nathan Earle (Drapac), enquanto as respetivas equipas terão de pagar 200 francos suíços.

Após a quinta etapa e na véspera do dia de descanso, a 78.ª Volta a Portugal é liderada pelo português Rui Vinhas (W52-FC Porto).

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.