sicnot

Perfil

Desporto

Rui Vinhas defende camisola amarela até ao descanso em Viseu

NUNO VEIGA

O português Rui Vinhas (W52-FC Porto) defende hoje a liderança da 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, na véspera do dia de descanso, ao longo dos 153,2 quilómetros da quinta etapa, entre Lamego e Viseu.

Um dia depois de o espanhol Gustavo Veloso, bicampeão da Volta, ter vencido no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, e se ter aproximado de Vinhas, os dois 'dragões' partem para esta tirada instalados nas duas primeiras posições da 'geral'.

O luso Jóni Brandão (Efapel), vice em 2015, terceiro na Senhora da Graça e na classificação, a 3.04 minutos de Vinhas, é a principal ameaça ao domínio 'azul e branco' da geral, numa tirada com cinco contagens de montanha, entre as quais se destaca a Serra de São Macário, aos 92,5 quilómetros.

Além dos 7,9 quilómetros da subida estreante no percurso da Volta, cotada como primeira categoria, tal como a Senhora da Graça, pelotão vai enfrentar montanhas em Bigorne (40,6), de segunda categoria, e em Pousada (17,4), Carranqueira (61,3) e na Serra da Arada (103,7), todas de terceira.

Depois das duas etapas pelas estradas transmontantas, a caravana da Volta a Portugal arranca de Lamego às 13:10 e tem chegada prevista a Viseu às 17:20, disputando ainda a metas volantes de Lamego (22,4), Sul (84,2) e Bodiosa (136).

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.