sicnot

Perfil

Desporto

Próxima época começa sem processos disciplinares pendentes

​O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai iniciar a nova época sem processos por decidir nas duas competições profissionais, garantiu o presidente do organismo, que prometeu celeridade em decisões futuras.

"O Conselho de Disciplina entra na nova época desportiva sem nenhum processo por decidir no que diz respeito às competições profissionais", disse José Manuel Meirim à agência Lusa.

O líder do CD, que substitui Herculano Lima, assegurou que o organismo está empenhado em aplicar a disciplina de forma "mais rápida, mais eficaz, mais transparente" e considerou que "os diversos agentes desportivos, do dirigente ao adepto, têm o direito de saber por que é que as decisões são tomadas da maneira que são".

José Manuel Meirim garantiu que o CD não vai ficar à espera para exercer a justiça desportiva: "Estamos a ser proactivos e basta-nos ter conhecimento de qualquer infração para agirmos conforme".

O presidente do CD lembrou, no entanto, que o organismo se limita a aplicar sanções "de acordo com um regulamento disciplinar que é da exclusiva responsabilidade dos clubes profissionais".

"Se, por exemplo, um treinador tem um comportamento que corresponde a uma infração disciplinar, sendo-lhe aplicada uma multa que pode ser vista, por alguém, como irrisória, em face da gravidade da infração, ou não é suspenso no jogo seguinte, é porque essas normas e sanções foram aprovadas pelos clubes e plasmadas no novo regulamento", exemplificou.

O professor de Direito do Desporto explicou que a abertura de processos passou a ser da exclusiva competência do Conselho, sendo a Comissão de Instrutores a entidade responsável pela instrução de todos os processos.

"A instrução dos processos é da responsabilidade da Comissão de Instrutores da Liga. Se forem ultrapassados os prazos previstos não poderemos assacar essa morosidade ao CD. Assim como também não se poderá atribuir a lentidão da justiça desportiva à Comissão de Instrutores se o atraso estiver na própria fase de julgamento", afirmou.

A época 2016/2017 começa oficialmente no dia 7 de agosto, com o jogo da Supertaça entre o Benfica, tricampeão nacional, e o Sporting, detentor da Taça de Portugal.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.