sicnot

Perfil

Desporto

Próxima época começa sem processos disciplinares pendentes

​O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai iniciar a nova época sem processos por decidir nas duas competições profissionais, garantiu o presidente do organismo, que prometeu celeridade em decisões futuras.

"O Conselho de Disciplina entra na nova época desportiva sem nenhum processo por decidir no que diz respeito às competições profissionais", disse José Manuel Meirim à agência Lusa.

O líder do CD, que substitui Herculano Lima, assegurou que o organismo está empenhado em aplicar a disciplina de forma "mais rápida, mais eficaz, mais transparente" e considerou que "os diversos agentes desportivos, do dirigente ao adepto, têm o direito de saber por que é que as decisões são tomadas da maneira que são".

José Manuel Meirim garantiu que o CD não vai ficar à espera para exercer a justiça desportiva: "Estamos a ser proactivos e basta-nos ter conhecimento de qualquer infração para agirmos conforme".

O presidente do CD lembrou, no entanto, que o organismo se limita a aplicar sanções "de acordo com um regulamento disciplinar que é da exclusiva responsabilidade dos clubes profissionais".

"Se, por exemplo, um treinador tem um comportamento que corresponde a uma infração disciplinar, sendo-lhe aplicada uma multa que pode ser vista, por alguém, como irrisória, em face da gravidade da infração, ou não é suspenso no jogo seguinte, é porque essas normas e sanções foram aprovadas pelos clubes e plasmadas no novo regulamento", exemplificou.

O professor de Direito do Desporto explicou que a abertura de processos passou a ser da exclusiva competência do Conselho, sendo a Comissão de Instrutores a entidade responsável pela instrução de todos os processos.

"A instrução dos processos é da responsabilidade da Comissão de Instrutores da Liga. Se forem ultrapassados os prazos previstos não poderemos assacar essa morosidade ao CD. Assim como também não se poderá atribuir a lentidão da justiça desportiva à Comissão de Instrutores se o atraso estiver na própria fase de julgamento", afirmou.

A época 2016/2017 começa oficialmente no dia 7 de agosto, com o jogo da Supertaça entre o Benfica, tricampeão nacional, e o Sporting, detentor da Taça de Portugal.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC