sicnot

Perfil

Desporto

Benfica e SC Braga abrem época com disputa pelo primeiro troféu

Benfica e Sporting de Braga abrem a época futebolística 2016/17, no domingo, com a disputa da 38.ª Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, título que os tricampeões nacionais já conquistaram cinco vezes, enquanto os minhotos estão a zero.

O jogo, a disputar no Estádio Municipal aveirense (20:45), será arbitrado pelo lisboeta João Capela e coloca frente a frente o vencedor do campeonato ao da Taça de Portugal, com a particularidade de, ao comando dos minhotos, estar o treinador que a perdeu.

José Peseiro, agora técnico dos 'arsenalistas', liderava o banco do FC Porto, quando este saiu derrotado, no Jamor, pelos bracarenses, no desempate por penáltis (4-2), após o 2-2 no tempo regulamentar e prolongamento.

Sem qualquer título nacional no currículo, o treinador ribatejano defronta o congénere do Montijo, que, no seu primeiro ano à frente dos 'encarnados' conquistou o 35.º título nacional do Benfica, no que foi o seu segundo troféu nacional, depois de, em 2012/2013, ter vencido a Taça de Portugal no comando do Vitória de Guimarães, numa final frente ao seu atual clube.

É um Benfica sem o argentino Nico Gaitan e o campeão europeu Renato Sanches aquele que se apresentará em Aveiro, ou seja, sem duas das peças-chave na carreira triunfante dos 'encarnados' rumo ao 'tri'.

No entanto, as hostes da Luz estão confiantes na sua 'substituição', tendo em conta as exibições de pré-temporada de reforços como André Horta (ex-Vitória de Setúbal) e Cervi (ex-Rosário Central), potenciais titulares no domingo, havendo ainda que contar com as 'certezas' Jonas, Mitroglou, Jiménez, Pizzi, Lindelof e Júlio César (o guardião Ederson, titular até final da época passada, encontra-se lesionado).

O Sporting de Braga, que perdeu, entre outros, o médio Luiz Carlos, Josué (regresso ao FC Porto) e Rui Fonte (de volta ao Benfica), tem expetativas nos reforços Ricardo Horta (ex-Málaga), Martinez (médio argentino), Bakic (médio montenegrino) e no uruguaio 'criativo' Luis Aguiar, este de regresso à 'Pedreira', mas impossibilitado de jogar a Supertaça devido a lesão.

É a terceira vez que os bracarenses disputam a Supertaça, mas a primeira que o faz na condição de detentor da Taça de Portugal.

O jogo será, também, o primeiro a servir de teste ao sistema de vídeo-árbitro, mas em modo 'off', ou seja, João Capela não terá acesso às imagens televisivas nem ajuizará lances a partir das mesmas.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.