sicnot

Perfil

Desporto

Benfica e SC Braga abrem época com disputa pelo primeiro troféu

Benfica e Sporting de Braga abrem a época futebolística 2016/17, no domingo, com a disputa da 38.ª Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, título que os tricampeões nacionais já conquistaram cinco vezes, enquanto os minhotos estão a zero.

O jogo, a disputar no Estádio Municipal aveirense (20:45), será arbitrado pelo lisboeta João Capela e coloca frente a frente o vencedor do campeonato ao da Taça de Portugal, com a particularidade de, ao comando dos minhotos, estar o treinador que a perdeu.

José Peseiro, agora técnico dos 'arsenalistas', liderava o banco do FC Porto, quando este saiu derrotado, no Jamor, pelos bracarenses, no desempate por penáltis (4-2), após o 2-2 no tempo regulamentar e prolongamento.

Sem qualquer título nacional no currículo, o treinador ribatejano defronta o congénere do Montijo, que, no seu primeiro ano à frente dos 'encarnados' conquistou o 35.º título nacional do Benfica, no que foi o seu segundo troféu nacional, depois de, em 2012/2013, ter vencido a Taça de Portugal no comando do Vitória de Guimarães, numa final frente ao seu atual clube.

É um Benfica sem o argentino Nico Gaitan e o campeão europeu Renato Sanches aquele que se apresentará em Aveiro, ou seja, sem duas das peças-chave na carreira triunfante dos 'encarnados' rumo ao 'tri'.

No entanto, as hostes da Luz estão confiantes na sua 'substituição', tendo em conta as exibições de pré-temporada de reforços como André Horta (ex-Vitória de Setúbal) e Cervi (ex-Rosário Central), potenciais titulares no domingo, havendo ainda que contar com as 'certezas' Jonas, Mitroglou, Jiménez, Pizzi, Lindelof e Júlio César (o guardião Ederson, titular até final da época passada, encontra-se lesionado).

O Sporting de Braga, que perdeu, entre outros, o médio Luiz Carlos, Josué (regresso ao FC Porto) e Rui Fonte (de volta ao Benfica), tem expetativas nos reforços Ricardo Horta (ex-Málaga), Martinez (médio argentino), Bakic (médio montenegrino) e no uruguaio 'criativo' Luis Aguiar, este de regresso à 'Pedreira', mas impossibilitado de jogar a Supertaça devido a lesão.

É a terceira vez que os bracarenses disputam a Supertaça, mas a primeira que o faz na condição de detentor da Taça de Portugal.

O jogo será, também, o primeiro a servir de teste ao sistema de vídeo-árbitro, mas em modo 'off', ou seja, João Capela não terá acesso às imagens televisivas nem ajuizará lances a partir das mesmas.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.