sicnot

Perfil

Desporto

Contrarrelógio final decide entre Rui Vinhas e Gustavo Veloso na Volta a Portugal

NUNO VEIGA

Rui Vinhas (W52-FC Porto) tem este domingo a muito difícil missão de defender a liderança da Volta a Portugal em bicicleta e ganhar a 78.ª edição, num contrarrelógio que favorece o seu colega de equipa Gustavo Veloso.

Segundo classificado, com um atraso de 2.35 minutos para o camisola amarela, o espanhol tem nos 32 quilómetros do contrarrelógio da 10.ª e última etapa, entre Vila Franca de Xira e Lisboa, a derradeira oportunidade de igualar os três triunfos consecutivos de Joaquim Agostinho (1970, 1971 e 1972) e do compatriota David Blanco (2008, 2009 e 2010).

O corredor português, natural de Sobrado, vai ser o último a partir, arrancando às 16:45, quatro minutos depois do vencedor de 2014 e 2015, numa prova que não terminava com um 'crono' desde a edição de 2009, em Viseu, onde então se confirmou a vitória de David Blanco.

No prólogo da Volta a Portugal, em Oliveira de Azeméis, Veloso teve um furo, mas conseguiu, mesmo assim, 17 segundos de vantagem sobre Vinhas num percurso de 3,6 quilómetros, enquanto em 2015, no 'crono' entre a Praia de Pedrogão e Leiria, o espanhol cumpriu os 34,2 quilómetros em menos 4.05 minutos do que o português.

Vinhas e Veloso podem conquistar a 14.ª vitória para o FC Porto, cujo último triunfo foi obtido por Marco Chagas, em 1983, e a quarta consecutiva para a formação do Sobrado, vencedora das três edições anteriores, antes da associação aos 'dragões'.

Entre os dois primeiros classificados da geral, vai partir Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), terceiro classificado, a 2.53, enquanto Joni Brandão (Efapel), quarto, a 3.11, vai arrancar imediatamente antes de Veloso.

O espanhol Pablo Urtasun (Funvic Soul Cycles), 115.º e último classificado da geral, a 3:33.17 horas de Vinhas, vai ser o primeiro a iniciar o 'crono', às 14:41, no parque urbano de Vila Franca de Xira rumo à Praça do Comércio em Lisboa.

O centro da capital portuguesa vai consagrar o campeão, mas também os vencedores das classificações por equipas, que é liderada pela W52-FC Porto, e da juventude, cuja classificação é liderada pelo russo Alexander Vdovin (Lokosphinx).

O colombiano Wilson Diaz (Funvic Soul Cycles) e Gustavo Veloso já têm assegurada a ida ao pódio final da Volta, com as vitórias nas classificações da montanha e dos pontos, respetivamente.

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35