sicnot

Perfil

Desporto

Contrarrelógio final decide entre Rui Vinhas e Gustavo Veloso na Volta a Portugal

NUNO VEIGA

Rui Vinhas (W52-FC Porto) tem este domingo a muito difícil missão de defender a liderança da Volta a Portugal em bicicleta e ganhar a 78.ª edição, num contrarrelógio que favorece o seu colega de equipa Gustavo Veloso.

Segundo classificado, com um atraso de 2.35 minutos para o camisola amarela, o espanhol tem nos 32 quilómetros do contrarrelógio da 10.ª e última etapa, entre Vila Franca de Xira e Lisboa, a derradeira oportunidade de igualar os três triunfos consecutivos de Joaquim Agostinho (1970, 1971 e 1972) e do compatriota David Blanco (2008, 2009 e 2010).

O corredor português, natural de Sobrado, vai ser o último a partir, arrancando às 16:45, quatro minutos depois do vencedor de 2014 e 2015, numa prova que não terminava com um 'crono' desde a edição de 2009, em Viseu, onde então se confirmou a vitória de David Blanco.

No prólogo da Volta a Portugal, em Oliveira de Azeméis, Veloso teve um furo, mas conseguiu, mesmo assim, 17 segundos de vantagem sobre Vinhas num percurso de 3,6 quilómetros, enquanto em 2015, no 'crono' entre a Praia de Pedrogão e Leiria, o espanhol cumpriu os 34,2 quilómetros em menos 4.05 minutos do que o português.

Vinhas e Veloso podem conquistar a 14.ª vitória para o FC Porto, cujo último triunfo foi obtido por Marco Chagas, em 1983, e a quarta consecutiva para a formação do Sobrado, vencedora das três edições anteriores, antes da associação aos 'dragões'.

Entre os dois primeiros classificados da geral, vai partir Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), terceiro classificado, a 2.53, enquanto Joni Brandão (Efapel), quarto, a 3.11, vai arrancar imediatamente antes de Veloso.

O espanhol Pablo Urtasun (Funvic Soul Cycles), 115.º e último classificado da geral, a 3:33.17 horas de Vinhas, vai ser o primeiro a iniciar o 'crono', às 14:41, no parque urbano de Vila Franca de Xira rumo à Praça do Comércio em Lisboa.

O centro da capital portuguesa vai consagrar o campeão, mas também os vencedores das classificações por equipas, que é liderada pela W52-FC Porto, e da juventude, cuja classificação é liderada pelo russo Alexander Vdovin (Lokosphinx).

O colombiano Wilson Diaz (Funvic Soul Cycles) e Gustavo Veloso já têm assegurada a ida ao pódio final da Volta, com as vitórias nas classificações da montanha e dos pontos, respetivamente.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Benfica critica castigo de Samaris e vai recorrer

    Desporto

    O Benfica reagiu esta terça-feira ao castigo de três jogos aplicado ao grego Andreas Samaris, considerando que a decisão, da qual vai recorrer, é prova de que o futebol português está "entregue à instabilidade, à incoerência e à insegurança".

  • "Álvaro" viveu seis anos de maus tratos num casamento de oito
    5:06
  • Governo disposto a ceder a algumas reivindicações dos enfermeiros
    1:58

    Economia

    Os enfermeiros ameaçam voltar à greve se o Governo não lhes der um subsídio no valor de 400 euros. Esta terça-feira o Governo esteve reunido com dois dos quatro sindicatos. O Ministério diz estar disposto a ceder a algumas reivindicações, mas o ministro da Saúde fez saber que o aumento de 400 euros é incomportável. 

  • Como fazer fotos e vídeos menos tremidos
    8:43
  • "As autárquicas deviam estar menos contaminadas pelo Orçamento"
    7:55
  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.