sicnot

Perfil

Desporto

Morreu o primeiro campeão mundial de surf

Jack Eden

O australiano Bernard Farrelly, o primeiro surfista a sagrar-se campeão do mundo, faleceu aos 71 anos, depois de uma vida dedicada a promover a modalidade, que ajudou a popularizar na década de 60.

Conhecido por Midget (anão), devido à sua baixa estatura, Farrelly começou a ganhar fama no surf quando tinha apenas 17 anos, quando ganhou, em 1963, o campeonato de Makaha, no Havai, na altura a competição mais famosa da modalidade.

No ano seguinte, depois de criada a Federação Internacional de Surf, venceu o primeiro Campeonato do Mundo, na praia de Manly, em Sydney.

Em 1985, Farrelly foi colocado no Hall of Fame do desporto da Austrália.

Depois de retirado, Farrelly passou a dedicar-se à construção de pranchas, um hábito que começou desde muito cedo. A primeira, construiu quando tinha apenas 14 anos.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.