sicnot

Perfil

Desporto

Morreu o primeiro campeão mundial de surf

Jack Eden

O australiano Bernard Farrelly, o primeiro surfista a sagrar-se campeão do mundo, faleceu aos 71 anos, depois de uma vida dedicada a promover a modalidade, que ajudou a popularizar na década de 60.

Conhecido por Midget (anão), devido à sua baixa estatura, Farrelly começou a ganhar fama no surf quando tinha apenas 17 anos, quando ganhou, em 1963, o campeonato de Makaha, no Havai, na altura a competição mais famosa da modalidade.

No ano seguinte, depois de criada a Federação Internacional de Surf, venceu o primeiro Campeonato do Mundo, na praia de Manly, em Sydney.

Em 1985, Farrelly foi colocado no Hall of Fame do desporto da Austrália.

Depois de retirado, Farrelly passou a dedicar-se à construção de pranchas, um hábito que começou desde muito cedo. A primeira, construiu quando tinha apenas 14 anos.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.