sicnot

Perfil

Desporto

Morreu o primeiro campeão mundial de surf

Jack Eden

O australiano Bernard Farrelly, o primeiro surfista a sagrar-se campeão do mundo, faleceu aos 71 anos, depois de uma vida dedicada a promover a modalidade, que ajudou a popularizar na década de 60.

Conhecido por Midget (anão), devido à sua baixa estatura, Farrelly começou a ganhar fama no surf quando tinha apenas 17 anos, quando ganhou, em 1963, o campeonato de Makaha, no Havai, na altura a competição mais famosa da modalidade.

No ano seguinte, depois de criada a Federação Internacional de Surf, venceu o primeiro Campeonato do Mundo, na praia de Manly, em Sydney.

Em 1985, Farrelly foi colocado no Hall of Fame do desporto da Austrália.

Depois de retirado, Farrelly passou a dedicar-se à construção de pranchas, um hábito que começou desde muito cedo. A primeira, construiu quando tinha apenas 14 anos.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.