sicnot

Perfil

Desporto

Blatter vai ser ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter será ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a 25 de agosto, para responder no âmbito do recurso que apresentou, após ter sido banido do futebol, disse o porta-voz do suíço.

"O senhor Blatter vai pessoalmente, com o seu advogado, Lorenz Erni", disse o porta-voz do suíço, Thomas Renggli, à agência AFP.

Em dezembro, o Comité de Ética da FIFA suspendeu Blatter de toda atividade relacionada com o futebol por oito anos.

Blatter foi suspenso por um controverso pagamento, considerado ilegal, de 1,8 milhões de euros em 2011, por alegado trabalho de consultadoria realizado por Michel Platini, nove anos antes, em 2002.

Após uma punição inicial de oito anos, Blatter recorreu para o Comité de Apelo, que reduziu a pena para seis anos, em fevereiro. Platini também interpôs um recurso, sendo a suspensão reduzida para quatro anos.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

O ex-presidente da FIFA afirmou que ele não pode ser responsabilizado por corrupção, insistindo na sua inocência.

Em junho, a FIFA divulgou detalhes de uma auditoria interna que constatou que Blatter e dois dirigentes, Jerome Valcke e Markus Kattner, receberam mais de 80 milhões de dólares (72,2 milhões de euros) em prémios e outros benefícios

O ex-presidente da FIFA, que é alvo de uma investigação criminal na Suíça, foi substituído como presidente da FIFA por Gianni Infantino, em fevereiro.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.