sicnot

Perfil

Desporto

Blatter vai ser ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter será ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a 25 de agosto, para responder no âmbito do recurso que apresentou, após ter sido banido do futebol, disse o porta-voz do suíço.

"O senhor Blatter vai pessoalmente, com o seu advogado, Lorenz Erni", disse o porta-voz do suíço, Thomas Renggli, à agência AFP.

Em dezembro, o Comité de Ética da FIFA suspendeu Blatter de toda atividade relacionada com o futebol por oito anos.

Blatter foi suspenso por um controverso pagamento, considerado ilegal, de 1,8 milhões de euros em 2011, por alegado trabalho de consultadoria realizado por Michel Platini, nove anos antes, em 2002.

Após uma punição inicial de oito anos, Blatter recorreu para o Comité de Apelo, que reduziu a pena para seis anos, em fevereiro. Platini também interpôs um recurso, sendo a suspensão reduzida para quatro anos.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

O ex-presidente da FIFA afirmou que ele não pode ser responsabilizado por corrupção, insistindo na sua inocência.

Em junho, a FIFA divulgou detalhes de uma auditoria interna que constatou que Blatter e dois dirigentes, Jerome Valcke e Markus Kattner, receberam mais de 80 milhões de dólares (72,2 milhões de euros) em prémios e outros benefícios

O ex-presidente da FIFA, que é alvo de uma investigação criminal na Suíça, foi substituído como presidente da FIFA por Gianni Infantino, em fevereiro.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.