sicnot

Perfil

Desporto

Blatter vai ser ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter será ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a 25 de agosto, para responder no âmbito do recurso que apresentou, após ter sido banido do futebol, disse o porta-voz do suíço.

"O senhor Blatter vai pessoalmente, com o seu advogado, Lorenz Erni", disse o porta-voz do suíço, Thomas Renggli, à agência AFP.

Em dezembro, o Comité de Ética da FIFA suspendeu Blatter de toda atividade relacionada com o futebol por oito anos.

Blatter foi suspenso por um controverso pagamento, considerado ilegal, de 1,8 milhões de euros em 2011, por alegado trabalho de consultadoria realizado por Michel Platini, nove anos antes, em 2002.

Após uma punição inicial de oito anos, Blatter recorreu para o Comité de Apelo, que reduziu a pena para seis anos, em fevereiro. Platini também interpôs um recurso, sendo a suspensão reduzida para quatro anos.

A FIFA foi abalada por um escândalo de corrupção em maio, a dois dias da reeleição de Joseph Blatter como presidente do organismo máximo do futebol mundial, num processo aberto pela justiça dos Estados Unidos e que levou à acusação de 14 dirigentes e ex-dirigentes.

O ex-presidente da FIFA afirmou que ele não pode ser responsabilizado por corrupção, insistindo na sua inocência.

Em junho, a FIFA divulgou detalhes de uma auditoria interna que constatou que Blatter e dois dirigentes, Jerome Valcke e Markus Kattner, receberam mais de 80 milhões de dólares (72,2 milhões de euros) em prémios e outros benefícios

O ex-presidente da FIFA, que é alvo de uma investigação criminal na Suíça, foi substituído como presidente da FIFA por Gianni Infantino, em fevereiro.

Lusa

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.