sicnot

Perfil

Desporto

Sporting de Braga quer inquérito à atuação da polícia na Supertaça

O Sporting de Braga reclamou a instauração de um inquérito pelas entidades competentes à atuação das forças policiais no jogo frente ao Benfica, disputado no domingo, em Aveiro, para a Supertaça Cândido de Oliveira.

O clube minhoto revela em comunicado ter havido incidentes antes, durante e após o jogo, tendo recebido relatos de adeptos do Sporting de Braga agredidos que precisaram de tratamento hospitalar, e quer saber se esses incidentes podem ter resultado de "falhas no plano delineado".

O Sporting de Braga requer, ainda, que sejam solicitadas, por essas entidades, as imagens de videovigilância para que se esclareça sobre eventuais crimes cometidos antes, durante e depois do jogo.

Na nota, a SAD arsenalista diz ter solicitado à Polícia de Segurança Pública (PSP), no encontro preparatório que teve lugar em Aveiro, no dia 15 de julho, uma reunião para discutir o plano traçado para todo o dia, a fim de se inteirar das condições em que se processaria a chegada, o encaminhamento para o estádio e, no final, para as viaturas, bem como a saída do recinto e o regresso a Braga.

"A PSP entendeu não ser pertinente essa reunião, alegando estar definido todo o plano, bem como contempladas as questões levantadas pela nossa SAD", lê-se.

Os minhotos revelam depois que adeptos seus foram intercetados por grupos de adeptos do Benfica à chegada dos autocarros que transportavam apoiantes do Sporting de Braga, "perante a passividade dos poucos agentes policiais presentes".

"Perante o arremesso de objetos contra as viaturas, gerou-se entre adeptos uma batalha campal que as forças policiais não estavam preparadas para conter", aponta.

Já depois dos incidentes registados durante o jogo, acusa as forças policiais de terem permitido, no final da partida, que adeptos do Benfica "entrassem na bancada destinada aos adeptos do Sporting de Braga com armas brancas, ferros e outras armas de arremesso, gerando o pânico entre uma multidão onde também se encontravam crianças e idosos".

"Perante este cenário, registou-se ainda ausência de coordenação na saída dos adeptos e no seu encaminhamento para as zonas de estacionamento, novamente se potenciando focos de conflito", acrescenta.

Manifestando "apoio e solidariedade" para com os seus adeptos, o Sporting de Braga vinca que "reclamou as diligências necessárias para evitar os incidentes verificados e que tudo fará para apurar responsabilidades".

Sporting de Braga e Benfica defrontaram-se no domingo, em Aveiro, num jogo da Supertaça, que terminou com o triunfo dos tricampeões por 3-0, com golos de Cervi, Jonas e Pizzi.

Lusa

  • José Peseiro diz que resultado foi injusto
    0:47

    Desporto

    Na conferência de imprensa após a Supertaça, Rui Vitória realçou a importância do Benfica começar a época a ganhar. Já José Peseiro, o treinador do Sporting de Braga, considerou que o resultado foi injusto.

  • Benfica recebido de madrugada por adeptos na Luz
    0:38

    Desporto

    O Benfica goleou o Sporting de Braga e conquistou a sexta Supertaça Cândido de Oliveira. A equipa chegou ao Estádio da Luz por volta das 3:00 da manhã e foi recebida por vários adeptos. Apesar do cansaço, Rui Vitória parou para falar com os apoiantes do clube e deu alguns autógrafos.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59