sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto visita Rio Ave na inauguração do campeonato

FC Porto e Rio Ave defrontam-se hoje no primeiro dos 306 jogos da edição de 2016/17 da I Liga portuguesa de futebol, num embate em que os técnicos se cruzam com as suas antigas equipas.

O novo FC Porto, agora sob o comando de Nuno Espírito Santo, estreia-se em Vila do Conde, a partir das 20:30, frente ao Rio Ave, orientado pelo ex-portista Nuno Capucho, sob a arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

Os dragões vão testar no campeonato a sua capacidade para concretizar um dos objetivos da temporada, a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, cuja qualificação começam a disputar na próxima quarta-feira, na receção aos italianos da Roma.

Na pré-temporada, o avançado André Silva assumiu-se como única referência do ataque portista, num onze ligeiramente renovado com as possíveis entradas de Ótavio, Felipe e Alex Telles.

Se Nuno Espírito Santo se estreou como treinador principal no Rio Ave, antes de rumar ao Valência, Nuno Capucho conta apenas experiências como técnico no Varzim, depois de ter estado nos escalões de formação do FC Porto, e tem agora de fazer esquecer o afastamento da formação de Vila do Conde na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao checos do Slavia Praga.

Além disso, Capucho tem ainda de superar as saídas de alguns dos elementos fulcrais na obtenção do sexto lugar no ano passado, casos dos laterais Lionn e Edimar e dos avançados Ukra e Hélder Postiga.

A primeira jornada da I Liga prossegue no sábado com a entrada em campo do tricampeão Benfica no terreno do Tondela e do vice-campeão Sporting na receção ao Marítimo, antes de os rivais minhotos, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, se defrontarem no domingo.

1.ª jornada:

- Sexta-feira, 12 ago:

Rio Ave - FC Porto, 20:30

- Sábado, 13 ago:

Moreirense - Paços de Ferreira, 16:00

Sporting - Marítimo, 18:15

Tondela - Benfica, 20:15

- Domingo, 14 ago:

Boavista - Arouca, 16:00

Nacional - Desportivo de Chaves, 16:00

Vitória de Setúbal - Belenenses, 18:00

Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 20.15

- Segunda-feira, 15 ago:

Estoril-Praia - Feirense, 20:00

Lusa

  • Arranca hoje a Primeira Liga
    4:23

    Edição da Manhã

    Rio Ave - FC Porto é o jogo que marca o arranque do campeonato. Sporting e Benfica estreiam-se amanhã frente a Marítimo e Tondela. A antevisão à primeira jornada por Luís Vilar, coordenador de desporto da Universidade Europeia.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.