sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto luta pela 21ª presença na fase de grupos da Champions

​O FC Porto começa na quarta-feira a lutar pela 21.ª presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, na receção aos italianos da Roma da primeira mão dos play-offs.

Os dragões tentam a quinta presença consecutiva na Champions, que nos últimos 14 anos só falharam em 2010/11, quando conquistaram a Liga Europa, tendo pela frente uma das equipas mais fortes desta fase, a par dos ingleses do Manchester City.

Esta é a segunda vez que os portistas enfrentam esta fase da competição, depois da bem-sucedida eliminatória diante dos franceses do Lille (1-0 fora e 2-0 em casa), em 2014/15.

Agora sob o comando de Nuno Espírito Santo, o FC Porto surgiu ligeiramente renovado neste princípio de época, no qual já venceu um jogo para a I Liga, na visita ao Rio Ave, por 3-1.

Nesse jogo, tal como nos anteriores particulares, notou-se a ausência de habituais titulares, como Brahimi e Aboubakar, em benefício dos jovens Otávio, que esteve emprestado ao Vitória de Guimarães, e André Silva, assim como a aposta nos reforços defensivos Felipe e Alex Telles.

Do lado romano, depois do terceiro lugar na Série A, o técnico Luciano Spalletti perdeu o médio bósnio Miralem Pjanic para a Juventus, pentacampeã italiana, mas assegurou as permanências de Radja Nainggolan, Mohamed Salah, Edin Dzeko, El Shaarawy e Rudiger.

A estes 'reforços', aliados à renovação com o emblemático capitão Francesco Totti, juntaram-se contratações para quase todos os setores, com os guarda-redes Alisson (ex-Internacional), Szczesny (ex-Arsenal), os defesas Juan Jesus (ex-Inter Milão), Emerson (ex-Santos), Mário Rui (ex-Empoli) e Vermaelen (ex-FC Barcelona) e o médio Lendro Paredes (ex-Empoli).

A fiabilidade do conjunto romano ainda não foi testada oficialmente, tendo a estreia marcada para o Estádio do Dragão, na quarta-feira, a partir das 19h45, quando vai iniciar o terceiro embate entre as duas equipas, depois da segunda eliminatória da Taça das Taças de 1981/82, quando os portistas venceram por 2-0 no Porto, antes do nulo na segunda mão.

Caso o FC Porto se qualifique, Portugal voltará a ter três equipas na Liga dos Campeões, pela quarta vez e a primeira desde 2014/15, uma vez que o tricampeão Benfica e o Sporting têm entrada direta para a fase de grupos.

Além do jogo dos dragões, destaque na primeira mão dos play-offs para a visita do Manchester City, de Pep Guardiola, ao terreno do Steaua de Bucareste, vice-campeão romeno, e do Mónaco, do treinador Leonardo Jardim e de João Moutinho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, aos espanhóis do Villarreal.

Já hoje, os croatas do Dínamo Zagreb, dos portugueses Eduardo, Paulo Machado e Gonçalo Santos, vão receber os austríacos do Salzburgo e os cipriotas do APOEL, de Nuno Morais e Mário Sérgio, os dinamarqueses do Copenhaga, enquanto os israelitas do Hapoel Beer-Sheva, de Miguel Vítor, apenas na quinta-feira visitam os escoceses do Celtic.

Os play-offs da Liga dos Campeões:

Primeira mão (Terça-feira - 16 de agosto)
Copenhaga - APOEL (19h45);
Ajax - Rostov (19h45);
Dinamo Zagreb - Salzburgo (19h45);
Steaua Bucareste - Manchester City (19h45);
Young Boys- Borussia Mönchengladbach (19h45).

Quarta-feira (17 de agosto)
Ludogorets - Viktoria Plzen (19h45);
Celtic Glasgow - Hapoel Beer-Sheva (19h45);
FC Porto - Roma (19h45);
Villarreal - Mónaco (19h45);
Dundalk - Legia Varsóvia (19h45).

Segunda mão (Terça-feira, 23 de agosto)
Hapoel Beer-Sheva - Celtic Glasgow (19h45);
Viktoria Plzen - Ludogorets (19h45);
Mónaco - Villarreal (19h45);
Roma - FC Porto (19h45);
Legia Varsóvia - Dundalk (19h45).

Quarta-feira, 24 ago:
APOEL - Copenhaga (19h45);
Rostov - Ajax (19h45);
Manchester City - Steaua Bucareste (19h45);
Salzburgo - Dinamo Zagreb (19h45);
Borussia Mönchengladbach - Young Boys (19h45).

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.