sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto luta pela 21ª presença na fase de grupos da Champions

​O FC Porto começa na quarta-feira a lutar pela 21.ª presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, na receção aos italianos da Roma da primeira mão dos play-offs.

Os dragões tentam a quinta presença consecutiva na Champions, que nos últimos 14 anos só falharam em 2010/11, quando conquistaram a Liga Europa, tendo pela frente uma das equipas mais fortes desta fase, a par dos ingleses do Manchester City.

Esta é a segunda vez que os portistas enfrentam esta fase da competição, depois da bem-sucedida eliminatória diante dos franceses do Lille (1-0 fora e 2-0 em casa), em 2014/15.

Agora sob o comando de Nuno Espírito Santo, o FC Porto surgiu ligeiramente renovado neste princípio de época, no qual já venceu um jogo para a I Liga, na visita ao Rio Ave, por 3-1.

Nesse jogo, tal como nos anteriores particulares, notou-se a ausência de habituais titulares, como Brahimi e Aboubakar, em benefício dos jovens Otávio, que esteve emprestado ao Vitória de Guimarães, e André Silva, assim como a aposta nos reforços defensivos Felipe e Alex Telles.

Do lado romano, depois do terceiro lugar na Série A, o técnico Luciano Spalletti perdeu o médio bósnio Miralem Pjanic para a Juventus, pentacampeã italiana, mas assegurou as permanências de Radja Nainggolan, Mohamed Salah, Edin Dzeko, El Shaarawy e Rudiger.

A estes 'reforços', aliados à renovação com o emblemático capitão Francesco Totti, juntaram-se contratações para quase todos os setores, com os guarda-redes Alisson (ex-Internacional), Szczesny (ex-Arsenal), os defesas Juan Jesus (ex-Inter Milão), Emerson (ex-Santos), Mário Rui (ex-Empoli) e Vermaelen (ex-FC Barcelona) e o médio Lendro Paredes (ex-Empoli).

A fiabilidade do conjunto romano ainda não foi testada oficialmente, tendo a estreia marcada para o Estádio do Dragão, na quarta-feira, a partir das 19h45, quando vai iniciar o terceiro embate entre as duas equipas, depois da segunda eliminatória da Taça das Taças de 1981/82, quando os portistas venceram por 2-0 no Porto, antes do nulo na segunda mão.

Caso o FC Porto se qualifique, Portugal voltará a ter três equipas na Liga dos Campeões, pela quarta vez e a primeira desde 2014/15, uma vez que o tricampeão Benfica e o Sporting têm entrada direta para a fase de grupos.

Além do jogo dos dragões, destaque na primeira mão dos play-offs para a visita do Manchester City, de Pep Guardiola, ao terreno do Steaua de Bucareste, vice-campeão romeno, e do Mónaco, do treinador Leonardo Jardim e de João Moutinho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, aos espanhóis do Villarreal.

Já hoje, os croatas do Dínamo Zagreb, dos portugueses Eduardo, Paulo Machado e Gonçalo Santos, vão receber os austríacos do Salzburgo e os cipriotas do APOEL, de Nuno Morais e Mário Sérgio, os dinamarqueses do Copenhaga, enquanto os israelitas do Hapoel Beer-Sheva, de Miguel Vítor, apenas na quinta-feira visitam os escoceses do Celtic.

Os play-offs da Liga dos Campeões:

Primeira mão (Terça-feira - 16 de agosto)
Copenhaga - APOEL (19h45);
Ajax - Rostov (19h45);
Dinamo Zagreb - Salzburgo (19h45);
Steaua Bucareste - Manchester City (19h45);
Young Boys- Borussia Mönchengladbach (19h45).

Quarta-feira (17 de agosto)
Ludogorets - Viktoria Plzen (19h45);
Celtic Glasgow - Hapoel Beer-Sheva (19h45);
FC Porto - Roma (19h45);
Villarreal - Mónaco (19h45);
Dundalk - Legia Varsóvia (19h45).

Segunda mão (Terça-feira, 23 de agosto)
Hapoel Beer-Sheva - Celtic Glasgow (19h45);
Viktoria Plzen - Ludogorets (19h45);
Mónaco - Villarreal (19h45);
Roma - FC Porto (19h45);
Legia Varsóvia - Dundalk (19h45).

Quarta-feira, 24 ago:
APOEL - Copenhaga (19h45);
Rostov - Ajax (19h45);
Manchester City - Steaua Bucareste (19h45);
Salzburgo - Dinamo Zagreb (19h45);
Borussia Mönchengladbach - Young Boys (19h45).

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16