sicnot

Perfil

Desporto

Morreu o ex-presidente da FIFA João Havelange

AP/ Arquivo

O antigo presidente da FIFA, João Havelange, morreu hoje, aos 100 anos de idade, no Rio de Janeiro. O ex-atleta olímpico tinha estado internado no Brasil na sequência de uma pneumonia, no passado mês de julho. A notícia foi avançada pelo site da ESPN Brasil.

Em declarações reproduzidas pelo portal brasileiro UOL, o médico do antigo líder da FIFA, João Mansur, explicou que Havelange sofria de uma infeção pulmonar, que se agravou e caminhou para uma infeção generalizada. Esta foi a causa da morte do antigo presidente da FIFA, que estava internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

João Havelange, que foi presidente da FIFA de 1974 a 1998, naquele que é o segundo mandato de maior duração à frente do organismo, apenas superado pelo francês Jules Rimet (1921-1954), estava internado com problemas respiratórios.

O antigo dirigente renunciou em 2011 à sua condição de membro do Comité Olímpico Internacional (COI) e, em abril de 2013, ao cargo de presidente honorário da FIFA face ao escândalo de que terá recebido subornos de uma empresa de marketing na década de 90.

Antes de ser conhecido mundialmente como presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol), João Havelange desempenhou papéis de relevo em várias áreas do desporto, inclusive como atleta.

João Havelande e Eusébio num encontro da Federação Internacional de Futebol no Rio de Janeiro, em 2010.

João Havelande e Eusébio num encontro da Federação Internacional de Futebol no Rio de Janeiro, em 2010.

Felipe Dana/ EPA

Praticante de futebol e natação, modalidade que o levou a competir nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 nos 400 e 1500 metros livres, Havelange teve o seu apogeu desportivo como jogador de polo aquático, tendo conquistado a medalha de bronze no torneio Pan-Americano da Cidade do México em 1955, além da participação nos Jogos de Helsínquia de 1952.

Com Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.