sicnot

Perfil

Desporto

Rússia perde ouro de Pequim 2008 de estafeta feminina após reanálise de doping

A Rússia, que terminou em primeiro na corrida, vai ter de devolver a medalha de ouro da estafeta feminina de 4x100 metros de Pequim 2008, no seguimento do resultado positivo da reanálise feita a uma amostra de uma das atletas.

Segundo divulgou esta terça-feira o Comité Olímpico Internacional, trata-se da russa Yulia Tchermochanskaya, integrante do quarteto vencedor, com a reanálise às amostras guardadas a revelarem a presença de esteroides.

Tchermochanskaya também é desclassificada da final dos 200 metros, em que se classificou no oitavo lugar.

Depois de a Rússia devolver a medalha, a medalha de ouro será entregue à Bélgica, com a Nigéria a avançar para segundo lugar e o Brasil a chegar ao pódio, com o bronze.

O pódio de 2008 acaba assim por ser totalmente inesperado, já que o Estados Unidos tinham sido desclassificados nas meias-finais, por erro na transmissão do testemunho, e a Jamaica não chegou a concluir na final.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57