sicnot

Perfil

Desporto

Rússia perde ouro de Pequim 2008 de estafeta feminina após reanálise de doping

A Rússia, que terminou em primeiro na corrida, vai ter de devolver a medalha de ouro da estafeta feminina de 4x100 metros de Pequim 2008, no seguimento do resultado positivo da reanálise feita a uma amostra de uma das atletas.

Segundo divulgou esta terça-feira o Comité Olímpico Internacional, trata-se da russa Yulia Tchermochanskaya, integrante do quarteto vencedor, com a reanálise às amostras guardadas a revelarem a presença de esteroides.

Tchermochanskaya também é desclassificada da final dos 200 metros, em que se classificou no oitavo lugar.

Depois de a Rússia devolver a medalha, a medalha de ouro será entregue à Bélgica, com a Nigéria a avançar para segundo lugar e o Brasil a chegar ao pódio, com o bronze.

O pódio de 2008 acaba assim por ser totalmente inesperado, já que o Estados Unidos tinham sido desclassificados nas meias-finais, por erro na transmissão do testemunho, e a Jamaica não chegou a concluir na final.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.