sicnot

Perfil

Desporto

Primeira campeã olímpica da ex-URSS morre aos 87 anos

A primeira campeã olímpica da antiga União Soviética (URSS), a lançadora do disco Nina Ponomareva, que conquistou o ouro em Helsínquia1952 e em Roma1960, morreu esta sexta-feira aos 87 anos, anunciou o Ministério do Desporto russo.

Nina Ponomareva entrou para a história do desporto russo pela conquista da primeira medalha olímpica, feito alcançado nos Jogos Helsínquia1952, com um lançamento de 51,42, que também foi novo máximo da competição.

"A 19 de agosto, o desporto russo sofreu uma perda irreparável", refere em comunicado o Ministério do Desporto russo no seu sítio, referindo-se à morte da antiga atleta, que se notabilizou no lançamento do disco.

Nina Ponomareva voltou a conquistar o ouro em Roma1960, depois de em Melbourne1956 a lançadora soviética ter obtido a medalha de bronze naquele concurso.

Lusa

  • As zonas de guerra que o fogo deixou
    3:13

    País

    A chuva finalmente ajudou na luta contra as chamas e o que fica agora é um cenário de devastação no norte e centro do país. Morreram 37 pessoas, arderam centenas de casas e empresas e há críticas severas à falta de meios.

  • O mapa das vítimas dos incêndios
    1:19

    País

    Aumentou para 37 o número de mortes na sequência dos fogos que assolaram a zona Centro do país desde o fim de semana. Feridos são pelo menos 71. Atualizamos aqui o mapa, segundo o último balanço da Proteção Civil.

  • Visto do céu, Portugal é um país que se vestiu de negro
    3:28
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06