sicnot

Perfil

Desporto

Primeira campeã olímpica da ex-URSS morre aos 87 anos

A primeira campeã olímpica da antiga União Soviética (URSS), a lançadora do disco Nina Ponomareva, que conquistou o ouro em Helsínquia1952 e em Roma1960, morreu esta sexta-feira aos 87 anos, anunciou o Ministério do Desporto russo.

Nina Ponomareva entrou para a história do desporto russo pela conquista da primeira medalha olímpica, feito alcançado nos Jogos Helsínquia1952, com um lançamento de 51,42, que também foi novo máximo da competição.

"A 19 de agosto, o desporto russo sofreu uma perda irreparável", refere em comunicado o Ministério do Desporto russo no seu sítio, referindo-se à morte da antiga atleta, que se notabilizou no lançamento do disco.

Nina Ponomareva voltou a conquistar o ouro em Roma1960, depois de em Melbourne1956 a lançadora soviética ter obtido a medalha de bronze naquele concurso.

Lusa

  • Catalunha vs Espanha
    29:35

    Grande Reportagem SIC

    2017 ficará como o ano da Catalunha e de como a região espanhola foi falada em todo o mundo, por causa do grito de independência que não aconteceu. O jornalista Henrique Cymerman esteve na Catalunha e foi um dos poucos repórteres do mundo que conseguiu chegar ao esconderijo do presidente demissionário do Governo catalão, Carles Puigdemont, em Bruxelas.