sicnot

Perfil

Desporto

Rússia perde prata dos 4x400 m de Pequim 2008

A estafeta feminina russa de 4x400 metros vai ser desapossada da medalha de ouro olímpica de Pequim2008, anunciou esta sexta-feira o Comité Olímpico Internacional, por causa de uma reanálise de doping positiva a uma das atletas.

O COI anunciou mais três casos positivos de russos nos Jogos de há oito anos, sendo que o caso de Anastasia Kapachinskaya, afeta a medalha do coletivo de velocistas. A reanálise de Kapachinskaya revelou estanozol e turibanol, dois esteroides proibidos.

"A classificação da prova deverá em consequência ser modificada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF)", esclarece o COI. Assim, a Jamaica sobe a prata e a Bielorrússia fica com o bronze.

O quinto lugar de Kapachinskaya nos 400 metros em Pequim2008 também é anulado.

Os outros dois casos agora conhecidos são os de Alexander Pogorelov, quarto no decatlo - também por turibanol - e Yvan Yushkov, 10.º no peso, por esteroides não especificados.

Segundo o COI anunciou pouco antes do Rio2016, haverá 98 atletas com controlos positivos em Pequim2008 e Londres2012, nas reanálises. Os atletas em questão ainda em atividade foram excluídos destes Jogos, enquanto os outros terão os resultados anulados.

Foram reanalisadas 1.243 amostras colhidas em 2008 e 2012, à luz de novos métodos científicos.

Esta é a segunda vez que a Rússia perde uma medalha nestas condições, esta semana: terça-feira soube-se do caso de outra velocista, Yulia Tchermochanskaya, o que implicou a perda do título de 4x100 metros em benefício da Bélgica.

Na emana passada, o ucraniano Oleksandr Pyatnytsya, vice-campeão do dardo em 2012, ficou a saber que também era desclassificado e obrigado a entregar a medalha.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC