sicnot

Perfil

Desporto

SC Braga diz que transferência de Rafa para o Benfica está num "impasse"

O Sporting de Braga assumiu esta quarta-feira que a transferência do futebolista Rafa para o Benfica está num "impasse", porque a empresa Onsoccer International exige 1,6 milhões por uma intermediação que o clube minhoto diz não ter existido.

Num comunicado publicado no seu sítio oficial, o Sporting de Braga revela que, a 15 de agosto, o presidente dos bracarenses, António Salvador, e o líder do Benfica, Luís Filipe Vieira, chegaram a acordo, via telefone, para a transferência de Rafa, por 16 milhões de euros por 90 por cento dos direitos económicos, e "negociando e adquirindo [o Benfica] em separado à Onsoccer International - Gestão de Carreiras Desportivas SA os 10 por cento dos direitos económicos que a esta pertencem".

Segundo o clube bracarense, "a negociação foi integralmente levada a cabo entre presidentes" pelo que "não pode a Sporting de Braga SAD ser onerada com um custo conexo com um serviço que não foi prestado".

"A intermediação entre clubes não existiu nem foi passado pela Sporting de Braga SAD ou Benfica SAD (tanto quanto sabemos) qualquer mandato à Onsoccer International ou outra pessoa/entidade para o efeito", pode ler-se.

Revela ainda que, quatro dias depois do acordo telefónico, e a pedido do Benfica, o Sporting de Braga enviou por e-mail os termos do acordo que havia sido fechado, assim como uma autorização por escrito para que os 'encarnados' concluíssem o acordo com o jogador.

Entretanto, a Onsoccer International surgiu a querer "impor ao Benfica a inclusão de uma cláusula no contrato de transferência" através da qual as partes reconheceriam que, no acordo entre clubes, existiu a sua intermediação em representação da SAD do Sporting de Braga.

"Como tal facto não corresponde à verdade, a Sporting de Braga SAD recusa tal cláusula", frisam os minhotos.

Com a inclusão da cláusula referida, a Onsoccer International pretende receber uma comissão adicional de 1,6 milhões de euros (para além dos 10 por cento dos direitos económicos que a Benfica SAD lhe adquirirá e de uma eventual comissão que venha a receber da Benfica SAD pela negociação do contrato de trabalho com o jogador) no âmbito da transferência do jogador, acrescenta o comunicado.

O Sporting de Braga afirma mesmo que "já cedeu onde era possível, nomeadamente, aceitando receber um valor abaixo da sua cláusula de rescisão a qual era do perfeito conhecimento de todos, em especial do jogador e da Onsoccer International" e diz esperar que o Benfica "consiga ultrapassar a imposição" feita "a fim de se poder dar por concluída a transferência" de Rafa.

"Ao longo de toda a negociação, o jogador tem mantido um comportamento exemplar tanto a nível pessoal como profissional. No entanto, o prolongar deste impasse não deixará de o afetar. A Sporting de Braga SAD não tem qualquer responsabilidade e não deixará de apoiar o jogador em tudo o que seja necessário", finaliza.

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.