sicnot

Perfil

Desporto

UEFA vai distribuir 1.300 milhões na "Champions" e Supertaça Europeia

Os clubes participantes na Liga dos Campeões 2016/17 e na Supertaça Europeia vão receber mais de 1.300 milhões de euros, anunciou a UEFA, podendo um só clube vir a encaixar 57,2 milhões de euros.

O valor a distribuir pelos clubes tem por base, segundo aquele organismo, uma estimativa de receita comercial bruta das três provas de clubes em 2016/17 - Liga dos Campeões, Liga Europa e Supertaça Europeia - de cerca de 2.350 milhões de euros.

Desse total, 12% (282 milhões de euros) serão deduzidos para cobrir custos administrativos e de organização das competições e 8,5% (quase 200 milhões de euros) serão destinados a pagamentos de solidariedade.

Da receita líquida resultante de 1.860 milhões de euros, 8% serão reservados para o futebol europeu e ficarão em posse da UEFA, enquanto os outros 92% serão distribuídos pelos clubes participantes.

Feitas as deduções, o montante total disponível para distribuição pelos clubes participantes em 2016/17 é 1.718 milhões de euros, dos quais 1.318 milhões serão destinados às equipas envolvidas na Liga dos Campeões e na Supertaça Europeia.

Cada um dos 32 clubes presentes na fase de grupos recebe um prémio base de 12,7 milhões, a que acrescem prémios de desempenho na fase de grupos de 1,5 milhões de euros por vitória e 500 mil por empate.

Quem atingir os oitavos de final recebe mais seis milhões de euros. Pela participação nos 'quartos' mais 6,5 milhões, enquanto os quatro semifinalistas auferem mais 7,5 milhões.

O vencedor da Liga dos Campeões ganha 15,5 milhões e o finalista vencido 11, incluindo já a sua parte da receita da venda de bilhetes da final (não será paga nenhuma verba suplementar aos finalistas em resultado da bilhética, como era habitual no passado).

Feitas as contas, o campeão europeu poderá receber, no máximo, 57,2 milhões de euros, não incluindo eventuais verbas do 'play-off' e o valor de cada mercado respeitante às transmissões televisivas ('market pool').

No que se refere à Supertaça Europeia de 2016, o Real Madrid irá receber quatro milhões de euros, enquanto o finalista vencido (Sevilha) fica com três milhões.

Lusa

  • Os adversários das equipas portuguesas

    Desporto

    Já são conhecidos os adversários do Benfica, FC Porto e Sporting na Liga dos Campeões. No grupo B, o Benfica vai defrontar o Nápoles e o Dínamo de Kiev. No grupo F, o Sporting vai defrontar o Real Madrid e o Dortmund. O Futebol Clube do Porto está no grupo G com o Leicester e o Club Brugge.

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.