sicnot

Perfil

Desporto

PSP diz que Sporting-FC Porto é um jogo de risco elevado

A PSP classificou esta sexta-feira de "risco elevado" o jogo de domingo, em Lisboa, entre o Sporting e o FC Porto, da terceira jornada da I Liga de futebol e para o qual se esperam 46 mil adeptos.

Numa nota de imprensa divulgada, a PSP informou ainda que a hora oficial de abertura das portas do jogo no domingo no estádio José Alvalade está prevista para as 16:00, mas a ação da força policial inicia-se logo pela manhã com a fiscalização do estacionamento para garantir "a necessária fluidez e circulação automóvel".

O Comando metropolitano de Lisboa da PSP prevê restrições pontuais ao trânsito automóvel e pedonal "somente em situação entendidas como medida de segurança necessária".

A classificação do jogo como "evento de risco elevado" decorre da legislação nacional devido à sua lotação.

Em conferência de imprensa, Carlos Cachudo, comissário da PSP, explicou que com o nível de alerta inalterado tomaram-se as "medidas habituais" para o primeiro clássico da época 2016/2017, mas também "adicionais" que refletem "um pouco" os atentados que acontecerem em alguns países.

"Mas não estamos à espera, não queremos que haja algo que venha a acontecer fora do normal. No entanto, temos as nossas valências e a qualquer momento se surgir uma contingência, os nossos meios serão rapidamente acionados", disse o agente, concretizando que as "medidas adicionais" passam por cortes de trânsito em locais de grande concentração de adeptos".

Escusando-se a concretizar o número de agentes da PSP mobilizado, Carlos Cachudo indicou tratar-te de "suficientes" e um "dispositivo adequado", havendo "medidas especiais que são tomadas em todos estes jogos".

"Teremos especial atenção no acompanhamento dos adeptos, garantir que há uma separação que não permita o cruzamento entre adeptos do FC Porto e do Sporting. O nosso papel é preventivo para garantir que tudo corre dentro da máxima segurança e comodidade para os espetadores", notou.

O oficial precisou que haverá um acompanhamento, por agentes do Comando Metropolitano do Porto, dos esperados 2.500 adeptos a partir da cidade Invicta, que se irão concentrar, em Lisboa, em zonas da Avenida Padre Cruz.

Posteriormente, os adeptos 'azuis e brancos' serão conduzidos até à porta 1 do estádio de Alvalade, uma altura em que apoiantes do Sporting que costumam utilizar por essa entrada poderão escolher as portas 2 (para os lugares do lado nascente) e 4 (para lugares do lado poente), segundo o comissário.

O oficial da polícia repetiu os habituais conselhos, que passam pelo uso dos transportes públicos e evitar malas e mochilas para evitar atrasos nas entradas para dentro do estádio.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.