sicnot

Perfil

Desporto

PSP diz que Sporting-FC Porto é um jogo de risco elevado

A PSP classificou esta sexta-feira de "risco elevado" o jogo de domingo, em Lisboa, entre o Sporting e o FC Porto, da terceira jornada da I Liga de futebol e para o qual se esperam 46 mil adeptos.

Numa nota de imprensa divulgada, a PSP informou ainda que a hora oficial de abertura das portas do jogo no domingo no estádio José Alvalade está prevista para as 16:00, mas a ação da força policial inicia-se logo pela manhã com a fiscalização do estacionamento para garantir "a necessária fluidez e circulação automóvel".

O Comando metropolitano de Lisboa da PSP prevê restrições pontuais ao trânsito automóvel e pedonal "somente em situação entendidas como medida de segurança necessária".

A classificação do jogo como "evento de risco elevado" decorre da legislação nacional devido à sua lotação.

Em conferência de imprensa, Carlos Cachudo, comissário da PSP, explicou que com o nível de alerta inalterado tomaram-se as "medidas habituais" para o primeiro clássico da época 2016/2017, mas também "adicionais" que refletem "um pouco" os atentados que acontecerem em alguns países.

"Mas não estamos à espera, não queremos que haja algo que venha a acontecer fora do normal. No entanto, temos as nossas valências e a qualquer momento se surgir uma contingência, os nossos meios serão rapidamente acionados", disse o agente, concretizando que as "medidas adicionais" passam por cortes de trânsito em locais de grande concentração de adeptos".

Escusando-se a concretizar o número de agentes da PSP mobilizado, Carlos Cachudo indicou tratar-te de "suficientes" e um "dispositivo adequado", havendo "medidas especiais que são tomadas em todos estes jogos".

"Teremos especial atenção no acompanhamento dos adeptos, garantir que há uma separação que não permita o cruzamento entre adeptos do FC Porto e do Sporting. O nosso papel é preventivo para garantir que tudo corre dentro da máxima segurança e comodidade para os espetadores", notou.

O oficial precisou que haverá um acompanhamento, por agentes do Comando Metropolitano do Porto, dos esperados 2.500 adeptos a partir da cidade Invicta, que se irão concentrar, em Lisboa, em zonas da Avenida Padre Cruz.

Posteriormente, os adeptos 'azuis e brancos' serão conduzidos até à porta 1 do estádio de Alvalade, uma altura em que apoiantes do Sporting que costumam utilizar por essa entrada poderão escolher as portas 2 (para os lugares do lado nascente) e 4 (para lugares do lado poente), segundo o comissário.

O oficial da polícia repetiu os habituais conselhos, que passam pelo uso dos transportes públicos e evitar malas e mochilas para evitar atrasos nas entradas para dentro do estádio.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.