sicnot

Perfil

Desporto

Nelson Évora em oitavo no triplo salto em Zurique

Nelson Évora voltou a mostrar que está longe da sua melhor forma, ao não passar do oitavo lugar na final do triplo salto da Liga Diamante, em Zurique, com um salto de 16,48 metros.

O português, que foi sexto classificado no Rio2016, ficou longe dos melhores a competir no estádio Letzigrund, nomeadamente o norte-americano Christian Taylor, campeão olímpico e do mundo, que 'voou' a 17,80 metros.

No segundo lugar, mas a grande distância, terminou Troy Doris, da Guiana, com 17,01, e mais ninguém conseguiu passar a marca dos 17,00. Chris Carter, dos Estados Unidos, fechou o pódio, com 16,75.

Taylor - que venceu a Liga Diamante - voltou a ser o grande dominador da temporada, a exemplo da época passada, ainda para mais com a ausência do seu rival de 2015, o cubano Pedro Pablo Pichardo.

Uma das provas mais fortes em Zurique (com todas as campeãs olímpicas desde 2004) era a corrida dos 200 metros femininos, em que a campeã olímpica, a jamaicana Elaine Thompson, voltou a bater a campeã mundial, a holandesa Dafne Schippers.

Thompson terminou em 21,85 segundos, contra 21,86 de Schippers, que começou na frente mas foi passada mesmo em cima da meta. Como prémio de 'consolação', fica como a mais pontuada na Liga Diamante.

A campeã olímpica de 2012 e antiga tripla campeã do Mundo, a norte-americana Allyson Felix, teve de se contentar com o terceiro lugar, com 22,02, e a campeã olímpica de 2004 e 2008, a jamaicana Veronica Campbell-Brown, já de 34 anos, foi sexta.

Outra campeã do Rio2016 que continua em grande, passadas duas semanas, é a espanhola Ruth Beitia, que ficou sozinha no concurso do salto em altura a 1,96. Tentaria, sem sucesso, o recorde de Espanha a 2,02, mas o que fez chega para também ela triunfar na Liga Diamante.

Aos 37 anos, fecha uma época de sonho, em que se sagrou campeã olímpica, tricampeã europeia e vice-campeã do mundo em pista coberta.

O francês Renaud Lavillenie regressou à vitórias na vara, mas partilhou o primeiro lugar com o norte-americano Sam Kendricks. Na corrida à Liga Diamante, ganha o gaulês.

O circuito de meetings da Liga Diamante termina hoje e na próxima semana em Bruxelas - as duas reuniões repartem as 32 provas, em que cada vencedor recebe 40 mil dólares (35.700 euros).

Primeiros vencedores da Liga Diamante são:

Masculinos:

100 m: Asafa Powell (Jam)

400 m: Lashawn Merritt (EUA)

5.000 m: Hagos Gebrhiwet (Eti)

400 m barreiras: Kerron Clement (EUA)

Vara: Renaud Lavillenie (Fra)

Triplo: Christian Taylor (EUA)

Peso: Tom Walsh (Nzl)

Dardo: Jakub Vadlejch (Che)

- Femininos:

200 m: Dafne Schippers (Hol)

800 m: Caster Semenya (AfS)

1.500 m: Laura Muir (GB)

3.000 m obstáculos: Ruth Jebet (Brn)

100 m barreiras: Kendra Harrison (EUA)

Comprimento: Ivana Spanovic (Ser)

Altura: Ruth Beitia (Esp)

Disco: Sandra Perkovic (Cro)

Lusa

  • Nelson Évora: de Odivelas aos Jogos Olímpicos - Parte I
    22:37

    Rio 2016

    Entre imagens do passado e a evocação das Olimpíadas, a SIC acompanhou Nelson Évora no seu quotidiano. A dureza dos treinos, o esforço constante da auto-superação, a tensão nas competições e a convivência à distância com a mãe e os amigos são alguns dos momentos deste documentário em duas partes e que percorre o caminho de Odivelas até aos Jogos Olímpicos.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
    0:53

    País

    José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59