sicnot

Perfil

Desporto

Kosovo recebe nove reforços de outras seleções

A FIFA permitiu, esta segunda-feira, a nove futebolistas que já jogaram por outras seleções representar agora o Kosovo, horas antes do seu primeiro desafio numa prova de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia.

Fanol Perdedaj, Bersant Celina, Hekuran Kryeziu, Albert Bunjaku, Enis Alushi, Sinan Bytyçi, Vedat Muriç, Erton Fejzullahu e Elbasan Rashani são os atletas que já representaram outras seleções e agora vão poder jogar pelo Kosovo.

Atualmente, há 24 jogadores com raízes no Kosovo a competir por outras seis seleções, a maior parte pela Albânia, que já lamentou a deserção de quatro elementos que a representaram no Euro2016 vencido por Portugal.

De acordo com as regras da FIFA, ninguém que tenha representado outra equipa nacional pode fazer a troca, porém estes atletas pediram, individualmente, essa permissão em favor do 210.º membro da instituição que gere o futebol mundial.

O país balcânico declarou a independência da Sérvia em 2008, ato reconhecido por cerca de 100 países, entre os quais não está a Rússia.

A Sérvia opôs-se veementemente à admissão do país à FIFA, algo que aconteceu pouco depois da UEFA ter aprovado a sua adesão.

No apuramento para o Mundial2018 da Rússia, o Kosovo integra o Grupo I, juntamente com Finlândia, Croácia, Islândia, Ucrânia e Turquia.

A seleção kosovar estreia-se hoje na fase de apuramento europeia na Finlândia.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.