sicnot

Perfil

Desporto

Nani espera que a sua história de vida inspire muitas crianças com vida difícil

© Miguel Vidal / Reuters

O campeão da Europa Nani contou hoje à FIFA a sua história de vida dentro e fora do futebol, considerando que a sua vivência pode ajudar e inspirar outros jovens com infância difícil.

"Sempre tive de lutar muito por tudo o que alcancei na vida. Passei por muito desde criança e continuo a lutar pelo que desejo. Acreditei muito que era possível e estou muito orgulhoso por cada conquista. Quero mostrar ao meu filho quem sou, de onde vim e que nem tudo foi fácil. Espero ser um exemplo para outras crianças, a minha história pode ensinar-lhes muito", disse o jogador, de 29 anos.

Nani, que esta época vai representar o Valência, entende que a sua história "pode ensinar muito às crianças", nomeadamente na "luta e procura da felicidade".

"Não devemos abandonar os nossos sonhos. Se lutarmos, vão acontecer coisas boas. Não há dúvida de que o futebol me salvou de problemas em miúdo. Não vou dizer que nunca fiz nada de errado, mas tudo para mim girava em torno do jogo. Foi assim que me livrei das coisas más", confessou.

Na conversa com a FIFA, a inevitável abordagem à estreia no apuramento para o Mundial2018, na terça-feira, com visita à Suíça, no Grupo B, no início de outro sonho, que é conquistar o inédito título mundial.

"Claro que queremos ser campeões. Quando se ganha algo, a mentalidade não pode mudar. Não há garantias de que possamos ganhar sempre, mas podemos continuar a sonhar e conquistar coisas como aconteceu no Europeu. Contra a Suíça temos de começar da melhor maneira e, desde início, tentar impor as nossas qualidades", frisou.

Nani diz que "o futebol é um jogo de sonhos" e que é esse o caminho de Portugal, tentando repetir o feito do Euro2016.

"Temos de ver o que acontece na qualificação do Mundial, mas vamos tentar levar Portugal o mais alto possível", prometeu.

Nani recorda ainda o Euro2016, o momento em que ficou com a braçadeira de 'capitão' pela lesão de Cristiano Ronaldo e o gesto do madeirense que lhe ofereceu a 'bola de prata'.

"Marcámos os mesmos golos no Europeu e fiquei realmente agradecido pelo presente. Foi um gesto simpático que me tocou. Ele disse-me: 'Estou a dar-te isto pela tua atitude, por todo o teu esforço e por tudo o que fizeste nesta equipa, porque ajudaste muito'", revelou Nani.

O extremo recordou o "momento triste" da lesão do 'capitão' na final com a França, alguém por quem o grupo nutre "grande respeito" e que "lutou muito" pelo êxito

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Secretário da Segurança Interna dos EUA desmente Donald Trump

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira que os esforços do seu Governo para expulsar alguns imigrantes ilegais dos Estados Unidos "são uma operação militar", afirmação contrariada pelo seu secretário da Segurança Nacional no México.