sicnot

Perfil

Desporto

Chama paralímpica já está acesa no Rio de Janeiro

© Pilar Olivares / Reuters

A chama paralímpica foi esta terça-feira acendida no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, na véspera da abertura dos Jogos Paralímpicos de 2016.

A chama formou-se com a junção de cinco tochas vindas de outras cidades brasileiras - Brasília, Belém, Natal, São Paulo e Joinville - e ainda da inglesa Stoke Mandeville, sede do movimento paralímpico internacional.

O presidente do Comité Paralímpico Internacional, Philip Craven, disse na ocasião que os Jogos "são não só o resultado de quatro anos de treino, mas também o resultado de uma vida de dedicação e amor ao desporto".

Após a cerimónia, a tocha saiu, em estafetas, para percorrer vários locais da cidade brasileira, incluindo uma 'visita' ao Cristo Redentor.

Os Jogos Paralímpicos serão inaugurados quarta-feira com uma cerimónia no estádio do Maracanã.

Lusa

  • Chuva, vento, granizo e neve em 13 distritos
    1:42

    País

    Treze distritos do continente estão sob aviso amarelo de mau tempo, com previsão de chuva, granizo e neve. O vento forte também se faz sentir nos distritos de Beja, Faro e Setúbal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.