sicnot

Perfil

Desporto

Portugal não perdia por dois golos em qualificação há 23 anos

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A seleção portuguesa de futebol sofreu esta terça-feira o primeiro desaire por dois ou mais golos em qualificação desde 1993, há mais de 23 anos, ao cair por 2-0 na Suíça, no arranque da campanha para o Mundial2018.

Em Basileia, Breel Embolo, aos 23 minutos, e Admir Mehmedi, aos 30, selaram o primeiro desaire em jogos oficiais de Portugal por dois tentos desde o 1-3 com a Itália, a 24 de fevereiro de 1993.

Depois desse desaire, na qualificação falhada para o Mundial de 1994, a seleção lusa só tinha perdido por mais do que um golo em jogos oficiais em três ocasiões, mas sempre em fases finais de grandes competições.

Portugal caiu por 3-1 face à Alemanha, no jogo do apuramento do 'bronze' no Mundial de 2006, por 2-0 com a mesma Suíça e também em Basileia, na fase de grupos do Euro2008, mas já com o apuramento garantido, e por 4-0 novamente perante os germânicos, na abertura do Mundial de 2014.

Com exceção destes três jogos, a formação das 'quinas' só foi derrotada por dois ou mais golos em jogos particulares, a última vez a 31 de março de 2015, quando, com uma 'equipa B', sofreu um desaire por 2-0 face a Cabo Verde.

Para encontrar o último desaire por mais de um golo fora em jogos de qualificação é preciso recuar até a 06 de setembro de 1989, dia em que Portugal perdeu por 3-0 com a Bélgica, na capital Bruxelas.

Em jogos oficiais, a seleção nacional não conhecia o sabor da derrota desde 07 de setembro de 2014, quando foi 'humilhada' na receção à Albânia, vencedora por 1-0 em Aveiro, no jogo de abertura da qualificação para o Europeu de 2016.

Depois desse encontro, entrou Fernando Santos, que não perdeu nos primeiros 14 jogos oficiais, do 1-0 à Dinamarca, em Copenhaga, até ao 1-0, após prolongamento, face à França, que valeu o título europeu, a 10 de julho.

Ao 15.º jogo a 'sério', e depois de 10 vitórias e quatro empates, a invencibilidade acabou, sendo que, no total, o selecionador luso soma 17 vitórias, quatro empates e sete derrotas, com 42 golos marcados e 20 sofridos.

Lusa

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31