sicnot

Perfil

Desporto

Portugal não perdia por dois golos em qualificação há 23 anos

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

A seleção portuguesa de futebol sofreu esta terça-feira o primeiro desaire por dois ou mais golos em qualificação desde 1993, há mais de 23 anos, ao cair por 2-0 na Suíça, no arranque da campanha para o Mundial2018.

Em Basileia, Breel Embolo, aos 23 minutos, e Admir Mehmedi, aos 30, selaram o primeiro desaire em jogos oficiais de Portugal por dois tentos desde o 1-3 com a Itália, a 24 de fevereiro de 1993.

Depois desse desaire, na qualificação falhada para o Mundial de 1994, a seleção lusa só tinha perdido por mais do que um golo em jogos oficiais em três ocasiões, mas sempre em fases finais de grandes competições.

Portugal caiu por 3-1 face à Alemanha, no jogo do apuramento do 'bronze' no Mundial de 2006, por 2-0 com a mesma Suíça e também em Basileia, na fase de grupos do Euro2008, mas já com o apuramento garantido, e por 4-0 novamente perante os germânicos, na abertura do Mundial de 2014.

Com exceção destes três jogos, a formação das 'quinas' só foi derrotada por dois ou mais golos em jogos particulares, a última vez a 31 de março de 2015, quando, com uma 'equipa B', sofreu um desaire por 2-0 face a Cabo Verde.

Para encontrar o último desaire por mais de um golo fora em jogos de qualificação é preciso recuar até a 06 de setembro de 1989, dia em que Portugal perdeu por 3-0 com a Bélgica, na capital Bruxelas.

Em jogos oficiais, a seleção nacional não conhecia o sabor da derrota desde 07 de setembro de 2014, quando foi 'humilhada' na receção à Albânia, vencedora por 1-0 em Aveiro, no jogo de abertura da qualificação para o Europeu de 2016.

Depois desse encontro, entrou Fernando Santos, que não perdeu nos primeiros 14 jogos oficiais, do 1-0 à Dinamarca, em Copenhaga, até ao 1-0, após prolongamento, face à França, que valeu o título europeu, a 10 de julho.

Ao 15.º jogo a 'sério', e depois de 10 vitórias e quatro empates, a invencibilidade acabou, sendo que, no total, o selecionador luso soma 17 vitórias, quatro empates e sete derrotas, com 42 golos marcados e 20 sofridos.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".