sicnot

Perfil

Desporto

Blatter suspeito de novos indícios criminais de milhões de euros

© Reuters

O banido ex-presidente da FIFA Joseph Blatter e dois dos seus colaboradores foram hoje indiciados de novas suspeitas criminais, nomeadamente sobre bónus ilícitos na ordem dos 71 milhões de euros.

O Comité de Ética da FIFA defende que Blatter, o seu braço direito Jerome Valcke e o posterior substituto Markus Kattner receberam uma verba de oito dígitos em salários e bónus num "esforço coordenado para enriquecerem" entre 2011-2015.

A FIFA revela que transmitiu as suas descobertas à polícia suíça.

Em comunicado, o Comité de Ética anuncia que abriu um "processo formal" contra os três antigos dirigentes suspeitos de "conflito de interesses e corrupção".

Blatter está a cumprir um castigo de seis anos de suspensão por violações éticas de um pagamento de dois milhões de dólares (cerca de 1,8 milhões de euros) ao antigo presidente da UEFA, o francês Michel Platini, igualmente punido.

Valcke foi castigado em 12 anos, entretanto reduzidos para 10 após apelo, por má conduta sobre direitos de televisão e ainda sobre um escândalo sobre venda de bilhetes no Mundial2014 do Brasil.

Kattner, que substituiu temporariamente Valcke como braço direito de Blatter, foi demitido em maio após desvio de milhões de dólares.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC