sicnot

Perfil

Desporto

Blatter suspeito de novos indícios criminais de milhões de euros

© Reuters

O banido ex-presidente da FIFA Joseph Blatter e dois dos seus colaboradores foram hoje indiciados de novas suspeitas criminais, nomeadamente sobre bónus ilícitos na ordem dos 71 milhões de euros.

O Comité de Ética da FIFA defende que Blatter, o seu braço direito Jerome Valcke e o posterior substituto Markus Kattner receberam uma verba de oito dígitos em salários e bónus num "esforço coordenado para enriquecerem" entre 2011-2015.

A FIFA revela que transmitiu as suas descobertas à polícia suíça.

Em comunicado, o Comité de Ética anuncia que abriu um "processo formal" contra os três antigos dirigentes suspeitos de "conflito de interesses e corrupção".

Blatter está a cumprir um castigo de seis anos de suspensão por violações éticas de um pagamento de dois milhões de dólares (cerca de 1,8 milhões de euros) ao antigo presidente da UEFA, o francês Michel Platini, igualmente punido.

Valcke foi castigado em 12 anos, entretanto reduzidos para 10 após apelo, por má conduta sobre direitos de televisão e ainda sobre um escândalo sobre venda de bilhetes no Mundial2014 do Brasil.

Kattner, que substituiu temporariamente Valcke como braço direito de Blatter, foi demitido em maio após desvio de milhões de dólares.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.