sicnot

Perfil

Desporto

Blatter suspeito de novos indícios criminais de milhões de euros

© Reuters

O banido ex-presidente da FIFA Joseph Blatter e dois dos seus colaboradores foram hoje indiciados de novas suspeitas criminais, nomeadamente sobre bónus ilícitos na ordem dos 71 milhões de euros.

O Comité de Ética da FIFA defende que Blatter, o seu braço direito Jerome Valcke e o posterior substituto Markus Kattner receberam uma verba de oito dígitos em salários e bónus num "esforço coordenado para enriquecerem" entre 2011-2015.

A FIFA revela que transmitiu as suas descobertas à polícia suíça.

Em comunicado, o Comité de Ética anuncia que abriu um "processo formal" contra os três antigos dirigentes suspeitos de "conflito de interesses e corrupção".

Blatter está a cumprir um castigo de seis anos de suspensão por violações éticas de um pagamento de dois milhões de dólares (cerca de 1,8 milhões de euros) ao antigo presidente da UEFA, o francês Michel Platini, igualmente punido.

Valcke foi castigado em 12 anos, entretanto reduzidos para 10 após apelo, por má conduta sobre direitos de televisão e ainda sobre um escândalo sobre venda de bilhetes no Mundial2014 do Brasil.

Kattner, que substituiu temporariamente Valcke como braço direito de Blatter, foi demitido em maio após desvio de milhões de dólares.

Lusa

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00