sicnot

Perfil

Desporto

Guardiola bate Mourinho no dérbi de Manchester

O Manchester City venceu hoje o Manchester United, por 2-1, e Pep Guardiola bateu José Mourinho no primeiro dérbi de ambos no futebol inglês, deixando os citizens no topo da Premier League.

Após o aguardado embate de Old Trafford, o City continua 100% vitorioso em quatro jornadas, totalizando 12 pontos, enquanto os 'red devils' sofreram a primeira derrota e vão deixar de partilhar a liderança com o clube vizinho e, eventualmente, com o Chelsea, que ainda hoje recebe o Swansea.

A 'velha' rivalidade entre Guardiola e Mourinho, com especial incidência nos tempos em que coincidiram no futebol espanhol, teve o seu 17.º episódio, do qual o técnico catalão saiu com uma nona vitória, graças aos golos de Kevin De Bruyne e Kelechi Iheanacho, enquanto Zlatan Ibrahimoivc marcou um tento insuficiente para o Manchester United.

O treinador português surpreendeu com a introdução no 'onze' do estreante Henrikh Mkhitaryan e Jesse Lingard, em vez de Anthony Martial e Juan Mata, mas não teve muito tempo para comprovar o acerto das opções, porque aos 15 minutos já De Bruyne fazia o 1-0, depois de passar pelo 'estático' Blind e bater De Gea.

O internacional belga voltaria a estar em evidencia no segundo golo, com um tiro ao poste que deixou a defesa anfitriã 'pregada' e permitiu ao nigeriano Iheanacho fazer a recarga com êxito, aos 36 minutos. Mas uma saída mal calculada do guarda-redes Claudio Bravo ofereceu Ibrahimovic a oportunidade de fazer o seu quarto golo da liga e o sueco não desperdiçou, reduzindo antes do intervalo (42).

Na segunda parte, com Ander Herrera e Marcus Rashford nos lugares de Mkhitaryan e Lingard, o Manchester United foi em busca do empate e ficou a reclamar uma grande penalidade por falta de Bravo sobre Wayne Rooney, aos 56 minutos, mas o árbitro Mark Clattenburg mandou seguir.

Guardiola reforçou o meio-campo, com a entrada de Fernando para o lugar de Iheanacho, mas ainda viu o árbitro anular um golo a Rashford, por fora de jogo de 'Ibra', que estava 'plantado' entre o jovem avançado inglês e o guarda-redes.

Num jogo cada vez mais partido, com o United instalado no meio-campo oposto e o City a contra-atacar com muito perigo, De Gea fez frente a uma sucessão de remates de Fernandinho, Otamendi e Fernando, todos no mesmo lance, antes de Kevin De Bruyne entrar pela direita e atirar ao poste, fazendo a bola rolar à frente da linha de golo.

A última oportunidade, já em período de compensação, aconteceu na área do City, com um remate frontal de Ibrahimovic, que sofreu ligeiro desvio num adversário, mas suficiente para fazer a bola passar do lado 'errado' do poste.

Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.