sicnot

Perfil

Desporto

FC Barcelona incorre em novas sanções por exibição de bandeiras independentistas

O FC Barcelona incorre em novas sanções por parte da UEFA depois da exibição de bandeiras independentistas da Catalunha em Camp Nou, no jogo desta segunda-feira da Liga dos Campeões de futebol frente aos escoceses do Celtic.

© Reuters Staff / Reuters

Vários milhares de bandeiras, distribuídas por movimentos independentistas, foram brandidas na tribuna alguns minutos antes do apito inicial do árbitro, enquanto o hino da Liga dos Campeões foi assobiado pela assistência ao mesmo tempo que era exibida uma faixa com os dizeres "bem-vindo à Catalunha".

As autoridades da UEFA já tinham feito advertências nos últimos meses no sentido de que este tipo de manifestações de índole politica não podiam ter lugar num estádio de futebol, tendo aplicado uma multa de 150 mil euros ao FC Barcelona, dos quais 50 mil ficaram suspensos, por exibição de bandeiras independentistas.

O clube catalão recorreu em junho passado desta decisão da UEFA, que fez depender a revogação da sanção de 50 mil euros da repetição ou não de incidentes similares em Camp Nou nas próximas duas épocas.

De resto, o Barça já acumula várias multas da UEFA no passado, designadamente após um jogo frente ao Bayer Leverkusen, da fase de grupos da Liga dos Campeões, em setembro de 2015, ou frente à Juventus, em Berlim, na final daquela competição, a seis de junho de 2015, que os catalães venceram por 3-1.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.