sicnot

Perfil

Desporto

FC Barcelona incorre em novas sanções por exibição de bandeiras independentistas

O FC Barcelona incorre em novas sanções por parte da UEFA depois da exibição de bandeiras independentistas da Catalunha em Camp Nou, no jogo desta segunda-feira da Liga dos Campeões de futebol frente aos escoceses do Celtic.

© Reuters Staff / Reuters

Vários milhares de bandeiras, distribuídas por movimentos independentistas, foram brandidas na tribuna alguns minutos antes do apito inicial do árbitro, enquanto o hino da Liga dos Campeões foi assobiado pela assistência ao mesmo tempo que era exibida uma faixa com os dizeres "bem-vindo à Catalunha".

As autoridades da UEFA já tinham feito advertências nos últimos meses no sentido de que este tipo de manifestações de índole politica não podiam ter lugar num estádio de futebol, tendo aplicado uma multa de 150 mil euros ao FC Barcelona, dos quais 50 mil ficaram suspensos, por exibição de bandeiras independentistas.

O clube catalão recorreu em junho passado desta decisão da UEFA, que fez depender a revogação da sanção de 50 mil euros da repetição ou não de incidentes similares em Camp Nou nas próximas duas épocas.

De resto, o Barça já acumula várias multas da UEFA no passado, designadamente após um jogo frente ao Bayer Leverkusen, da fase de grupos da Liga dos Campeões, em setembro de 2015, ou frente à Juventus, em Berlim, na final daquela competição, a seis de junho de 2015, que os catalães venceram por 3-1.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.