sicnot

Perfil

Desporto

Franz Beckenbauer recebeu 5,5 milhões por explicar antes do Mundial 2006

Franz Beckenbauer, uma das maiores figuras da história do futebol alemão, recebeu 5,5 milhões de euros de um patrocinador, verba não declarada às autoridades e presumivelmente relacionada com o Mundial 2006.

Depois de notícia difundidas pelo Der Spiegel, a federação alemã confirmou que Beckenbauer, presidente honorário do comité organizador do Campeonato do Mundo organizado pela Alemanha, recebeu, antes da competição, dinheiro da empresa Oddset, patrocinadora da federação.

O 'kaiser' assumiu antes do Mundial2016 que o cargo era honorário e, como tal, não remunerado.

Este pagamento adensa as suspeitas de corrupção em torno do Mundial alemão, na sequência do pagamento de 6,7 milhões de euros, em circunstâncias não esclarecidas, feito pelo antigo presidente da Adidas, Louis Dreyfus, à FIFA.

As autoridades suíças estão a investigar Beckenbauer e os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger por presumível lavagem de dinheiro e peculato, entre outras.

O tribunal de Frankfurt, na Alemanha, também tem aberto um caso contra os antigos dirigentes e o antigo secretário-geral, Horst Schmidt, por suposta evasão fiscal.

Lusa

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.