sicnot

Perfil

Desporto

Franz Beckenbauer recebeu 5,5 milhões por explicar antes do Mundial 2006

Franz Beckenbauer, uma das maiores figuras da história do futebol alemão, recebeu 5,5 milhões de euros de um patrocinador, verba não declarada às autoridades e presumivelmente relacionada com o Mundial 2006.

Depois de notícia difundidas pelo Der Spiegel, a federação alemã confirmou que Beckenbauer, presidente honorário do comité organizador do Campeonato do Mundo organizado pela Alemanha, recebeu, antes da competição, dinheiro da empresa Oddset, patrocinadora da federação.

O 'kaiser' assumiu antes do Mundial2016 que o cargo era honorário e, como tal, não remunerado.

Este pagamento adensa as suspeitas de corrupção em torno do Mundial alemão, na sequência do pagamento de 6,7 milhões de euros, em circunstâncias não esclarecidas, feito pelo antigo presidente da Adidas, Louis Dreyfus, à FIFA.

As autoridades suíças estão a investigar Beckenbauer e os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger por presumível lavagem de dinheiro e peculato, entre outras.

O tribunal de Frankfurt, na Alemanha, também tem aberto um caso contra os antigos dirigentes e o antigo secretário-geral, Horst Schmidt, por suposta evasão fiscal.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.