sicnot

Perfil

Desporto

Franz Beckenbauer recebeu 5,5 milhões por explicar antes do Mundial 2006

Franz Beckenbauer, uma das maiores figuras da história do futebol alemão, recebeu 5,5 milhões de euros de um patrocinador, verba não declarada às autoridades e presumivelmente relacionada com o Mundial 2006.

Depois de notícia difundidas pelo Der Spiegel, a federação alemã confirmou que Beckenbauer, presidente honorário do comité organizador do Campeonato do Mundo organizado pela Alemanha, recebeu, antes da competição, dinheiro da empresa Oddset, patrocinadora da federação.

O 'kaiser' assumiu antes do Mundial2016 que o cargo era honorário e, como tal, não remunerado.

Este pagamento adensa as suspeitas de corrupção em torno do Mundial alemão, na sequência do pagamento de 6,7 milhões de euros, em circunstâncias não esclarecidas, feito pelo antigo presidente da Adidas, Louis Dreyfus, à FIFA.

As autoridades suíças estão a investigar Beckenbauer e os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger por presumível lavagem de dinheiro e peculato, entre outras.

O tribunal de Frankfurt, na Alemanha, também tem aberto um caso contra os antigos dirigentes e o antigo secretário-geral, Horst Schmidt, por suposta evasão fiscal.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.