sicnot

Perfil

Desporto

Franz Beckenbauer recebeu 5,5 milhões por explicar antes do Mundial 2006

Franz Beckenbauer, uma das maiores figuras da história do futebol alemão, recebeu 5,5 milhões de euros de um patrocinador, verba não declarada às autoridades e presumivelmente relacionada com o Mundial 2006.

Depois de notícia difundidas pelo Der Spiegel, a federação alemã confirmou que Beckenbauer, presidente honorário do comité organizador do Campeonato do Mundo organizado pela Alemanha, recebeu, antes da competição, dinheiro da empresa Oddset, patrocinadora da federação.

O 'kaiser' assumiu antes do Mundial2016 que o cargo era honorário e, como tal, não remunerado.

Este pagamento adensa as suspeitas de corrupção em torno do Mundial alemão, na sequência do pagamento de 6,7 milhões de euros, em circunstâncias não esclarecidas, feito pelo antigo presidente da Adidas, Louis Dreyfus, à FIFA.

As autoridades suíças estão a investigar Beckenbauer e os ex-presidentes da federação alemã Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger por presumível lavagem de dinheiro e peculato, entre outras.

O tribunal de Frankfurt, na Alemanha, também tem aberto um caso contra os antigos dirigentes e o antigo secretário-geral, Horst Schmidt, por suposta evasão fiscal.

Lusa

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC