sicnot

Perfil

Desporto

Piratas informáticos russos divulgam dados sobre atletas norte-americanos

A base de dados da Agência Mundial Antidopagem foi pirateada por hackers russos, que depois tornaram públicas informações confidenciais sobre atletas norte-americanos que competiram no Rio2016, anunciou a própria AMA esta terça-feira.

"A AMA lamenta profundamente esta situação e está consciente da ameaça para os atletas", refere um comunicado assinado pelo diretor geral da AMA, Olivier Niggli.

Os dados confidenciais de quatro atletas que estiveram nos Jogos, dos quais uma campeã olímpica, foram tornados públicos pelo grupo de espionagem cibernética Tsar Team (APT28), também conhecido como Fabcy Bear.

Este é já o segundo ataque do grupo desde agosto contra o sistema de gestão e localização (ADAMS) da agência, criado para seguir os controlos feitos aos atletas.

O Comité Olímpico Internacional também lamentou o sucedido, que "se destina a manchar a reputação de atletas limpos". O COI "confirma que os atletas em questão não infringiram qualquer regra antidoping nos Jogos Olímpicos", referiu um porta-voz do comité.

Os resultados analíticos adversos daqueles atletas são explicados pela presença de uma autorização de uso terapêutico. Nesses casos, a presença de uma substância proibida nas colheitas é considerada justificada e não há 'positivo'.

Lusa

  • Atropelamento em Copacabana fere 15 e mata bebé de 18 meses
    1:13

    Mundo

    Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas num atropelamento na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no Brasil. O condutor, um homem de 41 anos, diz ter perdido o controlo do carro, invadiu a calçada, percorreu 15 metros e só parou no areal de uma das zonas mais turísticas do Brasil. A polícia militar confirmou, entretanto, em comunicado que não há qualquer indício de que se tenha tratado de um ataque terrorista e avançou que o condutor sofreu um ataque de epilepsia.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45
  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38